"Após uma pesquisa sobre escultura, encontrei uma estátua que me inspirou: Vénus de Milo. Decidi que a queria desenhar, pois tal nunca me tinha passado pela cabeça. Juntei alguns desenhos feitos por outros artistas a tinta da china e meti mãos ao trabalho. Estive a estudar as sombras e a fazer alguns rascunhos. Pensei bastante sobre qual seria a emoção que a estátua iria trazer ao trabalho mas, por ser uma escultura, decidi que a queria deixar com uma cara séria, quase sem expressão.
Utilizei um papel próprio para aquarela, pois é mais resistente, e comecei a fazer os rascunhos com um lápis HB2. Depois de obter os resultados dos quais estava à espera, parti para a tinta da china. Comecei por dar uma cor base (cinzento claro) por toda a estátua, depois, comecei a desenhar o rosto com um aparo. Fiz também alguns contornos ainda com o aparo. Criei alguns tons de cinzento, do mais claro para o mais escuro com tinta da china e água e escolhi utilizar um pincel maior para fazer as sombras que não precisam de tantos detalhes. Tive dificuldade em criar algumas das sombras, mas ao longo do trabalho fui melhorando e fazendo mais testes para deixar a minha obra cada vez mais perto do perfeito. Depois, com tinta da china pura, fui delimitando o desenho, para ficar com um aspeto mais limpo. Decidi deixar os olhos do desenho brancos pois queria que desse a entender que a mulher não está viva, e sim presa numa escultura."
Lara Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário