segunda-feira, 29 de maio de 2023

Trabalho Livre Vitória Ferreira, 10.ºE



Maria Vitória Ferreira, “Mãe Lilith"
técnica mistas/ papel aguarela, 56x37.5cm, 2023

Para realizar trabalho livre do 3º período utilizei como suporte principal uma folha com comprimento de 56 cm e largura de 37.5 cm. A gramagem é 200 g/m^2. Como materiais de pintura e registo utilizei: aguarelas da marca Winsor & Newton cotman 12 cores, guaches da Artxis 24 tubos, pincéis marca Van Gogh multitécnicas de ponta redonda nos nº 3, 4, 6 e 8; um pincel Campos multitécnicas ponta achatada nº12; lápis de cor da Staedtler caixa de metal conjunto de 24 cores; uma lapiseira 0.5 mm da Rotring; um x-ato e um acrílico de cor cobre da marca Artxis.
O objetivo que tinha para o trabalho era representar Lilith, a deusa intitulada como “A mãe de todos os demônios". Lilith foi a primeira pretendente de Adão, ambos feitos por Deus mas ela, em vez de ser feita com barro, como Adão, foi feita com lodo e fezes. Eventualmente Lilith fartou-se de ser tratada de forma inferior por Adão, deixando-o e ao jardim para ir viver com os demônios, transitando de deusa para um demónio. É dito que Lilith, por ter ciúmes de Eva, se transformou em cobra e fez Eva comer a maçã divina originado o primeiro pecado.
A pintura que foi feita ao longo de 4 dias, pode ser descrita como uma mulher com cabelos vermelhos longos, de chifres e tiara de cor preta, vermelha e cobre, cor de pele pálida, colares de joias vermelhas com uma joia a unir os colares e a vestimenta dela. Atrás dela encontra-se um mosaico cobre e as vestimentas dela são um vestido e uma capa preta também com um guarnição de pelo branco com uma tintura rosa no topo.
No primeiro dia comecei com o desenvolvimento da ideia no meu diário gráfico. A influência inicial para o trabalho livre do 2º período teve origem numa música que ouvi neste mesmo dia, a música em questão era “Lilith” do cantor brazileiro Kamaitachi. Ouço este cantor com regularidade e as suas músicas servem-me como forma de entretenimento e inspiração enquanto crio os diferentes trabalhos. Para terminar o dia comecei a pintar a tiara numa folha à parte da que usaria para fazer o trabalho em si. Após ter terminado de pintar a tiara recortei-a e coloquei-a na parte da folha principal do trabalho onde comecei e terminei o esboço usando a tiara como a base inicial.
O segundo dia consistiu em pintar a Lilith e os seus diversos acessórios. Comecei por pintar as joias, uma das partes que mais gostei do trabalho inteiro, seguido pelo cabelo, pele, cara, capa e por fim o vestido.
O terceiro dia consistiu na pintura do mosaico que se encontra por trás dela e na adição de alguns detalhes no trabalho do dia anterior.
No quarto dia e último dia foi feito o background da pintura composto por nuvens de tons de rosa semelhantes a fumo.
Vitória Ferreira





Sem comentários:

Enviar um comentário