segunda-feira, 29 de maio de 2023

Trabalho Livre Beatriz Moreira, 10.ºE



 

Para o meu último trabalho livre do ano decidi desenhar uma figura feminina, virada de costas e a segurar um ramo de verbena. Nesta memória descritiva vão estar presentes algumas técnicas e materiais que aprendi a utilizar durante as aulas

Comecei por fazer um esboço no meu diário gráfico até conseguir passar para o papel a imagem que tinha em mente. Fiz também alguns testes de cores e materiais de forma a encontrar um equilíbrio entre os tons e as texturas. O trabalho foi realizado num suporte de papel cavalinho A4, com lápis HB.

Para a personagem utilizei lápis de cor da marca “Winsor & Newton”, um tom de laranja para o seu cabelo ruivo, três tons de verde para o vestido e uma cor clara para a pele, nas flores utilizei a cor roxa e com tinta da china fiz os seus detalhes e contorno.

Para o fundo fiz uma mancha a pastel seco da tonalidade azul e espalhei por todos os espaços em branco. Desenhei duas borboletas a laranja, uma mais pequena que a outra e em seguida fiz mais duas numa folha separada, recortei-as do mesmo tamanho que as outras já desenhadas, pintei com aguarela, também com um tom laranja, mas um pouco mais escuro, e colei-as por cima das que estavam na folha do projeto, como se o pastel fosse a sombra das borboletas coladas.

Este trabalho foi diferente dos anteriores, onde já tinha uma ideia do que desenhar. Aqui deixei-me levar pela imaginação e pelos sentimentos. Escolhi uma menina ruiva pois admiro a beleza desses cabelos e a sua raridade, de vestido verde da cor natureza. Quanto às flores, escolhi verbena, pois além de bonitas e resistentes, algumas culturas dizem que atrai a riqueza e ajuda a encontrar o amor. O seu significado é o sagrado, o mistério e o encantamento. As duas borboletas representam a transformação e simboliza a felicidade, beleza e liberdade.

Gostei de realizar este trabalho porque me transmite um sentimento de paz, recorda-me a primavera, os dias amenos, as flores e a liberdade.

Beatriz Moreira


1 comentário: