domingo, 14 de maio de 2023

Trabalho Livre - Ana Sofia Silva - 10.ºE


 

Com esta obra quis fazer a representação de um poema sobre a saúde mental, da autora Whitney Hanson, que se encontra na página 65 do seu livro “Climate”. 


“They don't send ambulances for broken hearts.

 Just broken bodies.

When help doesn't come

We assume we must break our own bones.

We must make the outside reflect how it feels within.

Maybe then they'll send help.

Maybe then they'll listen.

Maybe then they'll believe us when we say we hurt.

Why can't the evidence of my ache be the way that I feel?

Why does blood have to spill to make my pain look real? 

I don't think the world should wait for people to puncture their skin

To worry about the trouble within. 

I wish we treated broken hearts like broken bones 

And sent ambulances for bleeding souls.“ Climate, Whitney Hanson


"Retratei uma rapariga em sofrimento, com o coração a sangrar e partido. Apesar de estar rodeada de pessoas sombras, nenhuma destas parece reparar na sua dor, apesar de estar visível. Pode ser por falta de interesse ou por acharem que, por se tratar de uma doença mental, vai simplesmente passar com o tempo e não precisa de nenhum apoio externo. A cruz representa a sua necessidade de ser ajudada, de uma “ambulância” que ninguém chama. 

No braço são visíveis cortes, que ela mesma fez, para transmitir o sofrimento para o exterior e chamar a atenção daqueles que não acreditam que precisa de ajuda, tal como uma pessoa com um osso partido. 

Quis que o fundo fosse vermelho, que remete para a cor do sangue, da dor e do sofrimento. Para reforçar ainda mais a ideia da sua angústia, bem como o seu vestido preto, como se estivesse de luto. 

Para a realização deste trabalho, utilizei uma técnica mista com aguarelas e lápis de cor e como suporte uma folha A3 de papel de aguarela. Estes materiais permitiram-me acentuar as cores, principalmente o vermelho do fundo, e fazer detalhes mais minuciosos.  

No esboço inicial ia apenas fazer as sombras, mas acabei por adicionar a cruz para dar mais impacto ao trabalho. 

Com este trabalho quis transmitir a mensagem de que a saúde mental é importante. Os transtornos de saúde mental podem não ser tão visíveis como uma dor física, um braço partido ou até uma simples constipação, mas isso não a faz menos digna de receber o tratamento e apoio adequado. A saúde mental é um problema real e não é por não ser visível exteriormente que este não existe e devemos tentar ajudar quem estiver numa situação destas."

Ana Sofia Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário