quinta-feira, 4 de maio de 2023

Trabalho Livre - Clara Oliveira - 10.ºE


 

    "No trabalho livre que me foi proposto decidi desenhar uma colega de turma. Iniciei, tirando uma fotografia à Catarina e, observando a imagem, optei pelo grafite de várias durezas e papel de alta gramagem. Sendo que na minha observação, localizei o foco de luz natural do meu lado direito e artificial do esquerdo e em cima.
    Em relação à figura, fiz por transparecer o seu cabelo de cor clara e curto, olhos também claros, óculos de massa e camisola escura. A sua expressão neutra na figura contraria o seu hábito, sendo que é uma pessoa excêntrica, sorridente e distinguível.
    Comecei por fazer uma circunferência e dividi-la em três partes iguais: a primeira para o inicio do cabelo e testa, a segunda para os olhos e a terceira para o nariz. Acrescentei também outra parte para o maxilar e queixo e, em seguida, fiz o pescoço e os ombros.
    Dividi o meio dos olhos em partes iguais para saber onde se localiza a boca e o nariz. Fazendo isto, iniciei o desenho. Fui aperfeiçoando os olhos a boca e o nariz e localizei as sobrancelhas e as orelhas. Fiz um esboço porque, uma vez que ela usa óculos, serviu de apoio para desenhar os óculos que se estão sobre as sobrancelhas, assim como o cabelo se sobrepõe às orelhas.
    De seguida desenhei o cabelo fio por fio, obtendo partes claras e escuras com a ajuda das várias durezas dos lápis de grafite. Depois desenhei as sombras dando várias tonalidades, transparências e reflexos. Conclui esbatendo com o dedo, papel de toalha, esfuminho e borracha para os pontos de luz."
Clara Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário