segunda-feira, 29 de maio de 2023

Trabalho Livre Catarina Medeiros, 10.ºE


"Um sonho de tempo felino"

Nesta memória descritiva irei descrever os passos de realização do trabalho livre do 3º período. Nomeei o trabalho de ‘’ Um sonho de tempo felino’’. Para a sua realização utilizei, para o esboço uma lapiseira de grafite de mina 0.5, para o felino lápis de cor, para a ampulheta utilizei carvão, sépia, sanguínea e giz seco e para o fundo utilizei apenas aguarela. 
No plano principal de visão é possível ver uma ampulheta que, por si só, significa tempo. Após isso também é possível ver uma gata albina de olhos verdes que é uma homenagem à minha gata que se chama ‘’Mimi’’. No fundo há apenas algumas manchas que simbolizam os meus sonhos e imaginário que está sempre cheio de manchas ou formas inexplicáveis.
Inicialmente, comecei sem ideias, portanto fui buscá-las a desenhos antigos, até que cheguei a um certo desenho de uma ampulheta que foi a minha inspiração inicial. Logo de seguida fui fazer uma ‘’sessão de fotos aos meus gatos até encontrar a foto ‘’perfeita’’. Após isto encontrei uma posição perfeita, no entanto era de outro gato que também é meu, o ‘’Pieter’’. Portanto, a estrutura do corpo é a do Pieter, no entanto a aparência é a da Mimi. As manchas, como já referi, simbolizam o sonho. Para além do tempo, a ampulheta pode querer dizer a ligação entre a vida e a morte, tipo um fio, que tem o seu tempo até a areia terminar e ter de começar um novo ciclo.
Catarina Medeiros

1 comentário: