domingo, 14 de maio de 2023

Trabalho Livre - Ana Luísa Felizardo - 10.ºE


Ana Felizardo, Dearest, 03/2023, guache sobre papel


"Este trabalho foi realizado para a disciplina de desenho A da professora Ana Cristina Magalhães, a 20/03/2023 em Águas Santas. Tive como ideia fazer algo de apreciação a uma amiga muito querida, a Liliana. Comecei por desenhar, numa folha de papel de rascunho, a Liliana.
Após este rascunho, utilizei uma folha de papel para meios aquosos e comecei a pintar, com recurso a guache, o fundo, uma paisagem natural de um lago com peixes. Deixei, assim, os peixes e a Liliana para o fim. Dito isto, trabalhei maioritariamente nos detalhes do fundo por alguns dias. Este processo foi um dos que mais gostei neste trabalho, pois penso ter sido agradável e relaxante. Comecei pelas pequenas pedras e plantas no canto da folha, criando diversos tons de cinza, verde e amarelos, tendo como preocupação, principalmente, os volumes. De seguida, trabalhei no lago e nas árvores, rochas e arbustos ao seu redor, que refletiriam sobre ele. Utilizei nessa área principalmente tons de azul, verdes claros e escuros, e, novamente, cinzas, claros e escuros (com tons azuis, verdes ou amarelos). Após terminar os elementos naturais, ponderei se deveria ou não adicionar um muro por trás, o que acabei por fazer. Antes de começar a desenhar a Liliana, analisei a pintura por algum tempo com o intuito de decidir onde ela poderia ficar. A decisão final foi pintar uma rocha quase no centro do lago com esse objetivo. Seguidamente, pintei os peixes. Tive como inspiração os lagos de jardins japoneses de peixes koi. Por isso, procurei algumas imagens de tal na internet.
No fim deste processo, fiz um rápido esboço do desenho que tinha feito da Liliana em cima da rocha mencionada ultimamente, e comecei a preparar o seu tom de pele recorrendo a guache, assim como no fundo. Inicialmente, foi difícil corresponder minimamente ao tom de pele dela, mas com alguma paciência foi possível. Pintei todo o seu corpo com um tom de pele base, escurecendo ou clareando conforme necessário para sombra ou áreas iluminadas. Como não havia ainda decidido uma cor para o seu vestido, decidi fazê-lo azul, um tom minimamente mais vivo e claro do que o do lago. Deixei os detalhes do rosto para o final, tentando ser o máximo cuidadosa possível para não estragar qualquer semelhança do desenho com a Liliana.
O meu objetivo ao desenhar a Liliana no centro de uma paisagem natural era dar a entender que ela pertence à natureza, como se ela fosse aquela paisagem e aquela paisagem fosse, efetivamente, ela. Isto é, pretendia que ambos, o fundo e ela, tivessem a mesma importância. Desejava retratar a sua beleza, interna e externa, naquela paisagem e tive sempre isto em mente enquanto pintava o fundo. Para mim, ora como minha melhor amiga ora como pessoa, a Liliana é brilhante e tão cheia de vida quanto a natureza. O seu brilho reflete-se sobre os outros tal como a água do lago reflete o ambiente ao seu redor e toda esta sua beleza não é, possivelmente, retratável numa simples pintura.
Fiz este trabalho com muito carinho, e acredito que se encaixou quase que perfeitamente com as minhas expectativas iniciais, o que me alegra grandemente."
Ana Luísa Felizardo

Sem comentários:

Enviar um comentário