segunda-feira, 29 de maio de 2023

Trabalho Livre Afonso Barbosa, 10.ºE


A coragem por trás da máscara

"No trabalho livre deste período realizei dois desenhos, em que um serve de máscara ou proteção para o outro. Usei folhas A3 e os seguintes materiais tinta guache, aguarela, pastel de óleo, pastel seco e marcadores e uma parte é cozida com agulha e linha.
Antes de chegar a este resultado estive a testar cabelos para a minha personagem. Depois de pensar um pouco sobre como gostaria que o cabelo fosse foi buscar referências a algumas personagens como por exemplo: Lunela, da série moon girl and devil dinosaur; diamante Rosa, personagem de steven universe, A minha personagem tem três olhos que considero que cada um deles vê o futuro, o passado e o presente, mais concretamente o amarelo sendo o presente, o roxo o passado e o verde o futuro e o verde foi especificamente escolhido para o futuro, pois verde significa esperança, uma das coisas que aprendi enquanto andava nos escuteiros. A cor do cabelo da minha personagem é peculiar sendo um cabelo multicolorido. As cores significam força perante as pedras do caminho, que há coragem, não a ausência do medo mas sim a decisão de enfrentá-lo.
Para o segundo desenho, o que vai ficar em cima tem o significado de uma máscara rachada, uma máscara que todas as pessoas usam ou já usaram para esconder ou proteger o seu verdadeiro eu.Este desenho está cozido nos lados com agulha e linha para por a máscara na minha personagem, mas este mesmo desenho está recortado em forma de rachadora onde a máscara cai e mostra o verdadeiro ''eu' É um detalhe extra para o desenho que representa a coragem. Está sem boca, neste caso com a boca rasgada: inspirei-me em mim e em outras pessoas ao redor do mundo que com certeza sentem o mesmo que eu: que a vontade de falar, de ser corajoso e de lidar com os problemas mas não conseguir porque é como se fosse a boca se rasgasse e porque há muito medo expressar o que se sente. Por isso, é preferível ficar protegido atrás de uma máscara a que chamo de ignorância. Por isso dou o nome ao trabalho de A coragem por trás da máscara."

Afonso Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário