segunda-feira, 29 de maio de 2023

Trabalho Livre Ana Sofia Silva, 10.ºE



Ana Sofia Silva, “A Marionete”, técnica mista, 21x29,7cm


Com esta obra quis demonstrar a monotonia que a vida pode ter e o sentimento de estarmos a viver em piloto automático, quase como se não controlássemos as nossas próprias ações.
Neste desenho está representada uma rapariga, presa por cordas a uma mão gigante que a controla como uma marionete. Esta não apresenta qualquer emoção e encontra-se numa rua, que mais se parece com um cenário de uma peça. Tudo isto está a preto e branco, representando a impotência de tudo à exceção da mão, que é a única com cor, pois é também a que possui controlo absoluto.
Nesse “cenário” estão representadas uma escola, um restaurante, uma livraria, e um prédio habitacional. Tudo isto representa uma rotina diária: ir para a escola, comer, estudar e voltar para casa para descansar, e a nossa personagem parece estar presa nesta rotina, incapaz de se libertar dela.
O edifício representado à esquerda da folha é a Escola Secundária de Águas Santas, uma vez que queria que este desenho apresentasse alguns detalhes pessoais, e este tem o intuito de representar uma parte importante da minha rotina diária, a ida e vinda da escola.
Já o edifício à direita, é um restaurante, tendo usado como referência o restaurante da série “Gilmore Girls”, cujo nome é Luke’s ( ou seja, do Luke).



Imagem usada como referência, para a representação do restaurante.

O edifício que se encontra mais afastado à esquerda é uma livraria que representa o estudo. Inicialmente, esta era para ser uma biblioteca, que está mais ligada ao estudo e aprendizagem, mas no entanto não consegui representar uma biblioteca de modo a que sobressaísse que era uma, por isso optei por uma livraria em vez disso, uma vez que também está relacionada com leitura e aprendizagem. Esta livraria também pode representar o meu gosto pela leitura, uma vez que, como já referi, quis inserir alguns pormenores pessoais.
O último edifício, que se encontra ao fundo à direita, é um prédio habitacional comum, que representa o descanso e conforto que temos em casa, assim como a interação que temos com, por exemplo, a nossa família ou animais de estimação. Esta é a representação do nosso descanso do dia, e do tempo que temos para fazermos o que gostamos.
Para a realização deste trabalho, utilizei uma técnica mista com carvão e pastel seco, que me permitiram dar o efeito de boneca e de cenário no fundo, numa folha de tamanho A4, tendo fixado o meu trabalho com laca.



Estes foram os esboços previamente realizados, sendo a segunda imagem o esboço final.



E este é o início da realização do trabalho definitivo.


Assim, quis com este trabalho representar a monotonia que tenho sentido ultimamente, como se os meus dias já estivessem definidos por algo que não controlo, como se fosse uma marionete num espetáculo, a viver como sou obrigada. Sei que esta sensação irá passar, mas até lá, remeto-me a ser uma marionete até conseguir cortar as minhas cordas e pintar o meu mundo de outras cores.
Sofia Silva

1 comentário: