segunda-feira, 11 de março de 2024

Trabalho Livre de Zahira Rosa -11.ºE

 

Zahira Rosa, Porquê?, 11.2023
Técnica mista s/papel, 297x420mm



Memória descritiva do trabalho livre- Zahira Rosa


"Logo no início do ano letivo pensei nos materiais e nas técnicas que faria. Os materiais presentes no trabalho são: acrílico, pasteis secos, lápis de cor, e canetas de feltro. As bases do trabalho iniciaram-se em acrílico e, para dar forma à pintura, optei por continuar em lápis de cor para certos detalhes. Os pasteis secos foram utilizados somente para o primeiro plano do fundo. Nos pormenores utilizei as canetas de feltro. O material de suporto é papel de aguarela.

Não tinha muita inspiração e nem sabia o que fazer ao certo, foi então que pensei em misturar várias coisas e deixar-me levar... Consequentemente o tema que pareceu mais evidente no trabalho foi o “amor”. Óbvio que não poderia pôr coisas que não tivesse passado, então coloquei situações que “passei”, nem todos os elementos ilustrados no trabalho são exatamente o que se ilustra, por isso talvez uma breve explicação possa auxiliar na compreensão da “arte”.

Na parte inferior apresenta um relvado ou uma parte de uma natureza, com um homem das cavernas com uma tocha nas suas mãos. À direita tem uma cobra e logo em seguida uma taça que derrama liquido vermelho na relva. Na parte do meio do trabalho tem uma placa com algo escrito, no caso seria: What is Love!? e 21. Logo ao lado dessa placa tem duas figuras femininas, abraçadas, em que uma delas está virada para trás e a outra dá para ver uma parte do seu rosto, que não é bem um rosto. A figura vestida de vermelho, cor da tentação e da sedução, mas de uma forma engraçada ou fofa, já que a mesma está vestida de um morango (uma fruta que gosto muito), a mesma está ligada à natureza. Ambas as figuras têm uma venda vermelha. Na mão de uma das figuras existe um cigarro que gera um fumo com “memórias”, pois não são muito nítidas. Ao lado das figuras abraçadas tem um boneco que representa a morte. Na parte superior direita tem um rosto feminino a derramar lágrima e sangue formando logo abaixo as letras da placa.

Tenho uma adoração pela natureza, então foi como um instinto fazê-la sem qualquer dúvida, mesmo que tenha só uma relva e um morango. O homem das cavernas significa, para mim, um ser retrógrado e um ser ignorante, pois mostra-se incomodado e agressivo perante o momento de carinho trocado pelas duas figuras ali presentes. A cobra, mesmo que seja um dos meus animais favoritos, significa falsidade e espalha veneno para a figura masculina. O liquido derramado na relva é vinho, sendo uma bebida sagrada e representando o amor divino. Analisando de cima para baixo, o rosto feminino derrama mágoas do amor e questiona-se “O que é o amor?”. Uma das figuras femininas planeia mostrar a delicadeza e a tentação, usando um vestido de morango. Como já tinha referido anteriormente, ambas têm os olhos vendados, pois o amor é cego e vermelho é a cor do amor. Continuando com as figuras humanas, a figura com uma meia cara distorcida mostra infelicidade, seja por não conseguir largar o seu vício que a mata ou por não conseguir expressar, devido a estar acorrentada ao destino que se denomina morte. Seguindo, o rosto maior é dirigido para as memórias que estão escuras ou opacas devido a um problema não muito conhecido, esse problema faz com que a pessoa não consiga imaginar como alguém normal e as suas lembranças ou sonhos não existem, ou estão opacas, mas isto depende do grau da “doença”. Isso acaba sendo um problema, pelo menos para mim, que sempre quero lembrar dos momentos bons e acabo frustrada, pois não consigo lembrar de caras ou ter os olhos da mente.

Este trabalho teve o intuito de expressar o que eu sinto."

2.12.2023 Zahira Rosa 

Sem comentários:

Enviar um comentário