segunda-feira, 11 de março de 2024

Trabalho livre de Ana Luísa Felizardo - 11.ºE

 


Ana Felizardo, As Três Graças, 12/2023, tinta a óleo sobre tela



Memória descritiva do trabalho livre do 1°período


Este trabalho foi realizado para a disciplina de Desenho A da professora Ana Cristina Magalhães de 02/12/2023 a 07/12/2023 em Águas Santas.


"Neste trabalho, o primeiro trabalho livre deste ano letivo, gostava de demonstrar as minhas capacidades relativamente ao desenho e pintura da figura humana e da sua inclusão no fundo. Desta maneira, tomei como escolha de tema duas pessoas com as quais convivo frequentemente, a Liliana e o Tiago, alunos da mesma turma.

Comecei por rascunhos no meu diário gráfico, nos mesmos onde desenvolvi melhor a ideia e procurei definir as poses a cada figura. Inicialmente, encontrei indecisão quanto à posição das figuras e se estas estariam em pé ou sentadas. Decidi desenhá-las sentadas de forma a que conseguissem interagir para retratar mais dinâmica e mais da minha capacidade artística. Após estes rascunhos, comecei a trabalhar na tela. Preparei a tinta a óleo, diluindo a mesma com recurso a óleo conforme necessário, variando entre opacidades e transparências. Tive algumas dificuldades quanto à estabilidade destas duas características, utilizando transparências em partes onde talvez uma maior opacidade ficaria mais bonito e vice-versa. Começo sempre pelo fundo, pois permite-me garantir que ao menos um dos elementos que mais cobre a tela fique decente o suficiente para destacar a minha habilidade em pintura. O fundo, tal como a maioria das minhas pinturas, era uma paisagem idealista que continha o sol e um corpo de água, elementos comuns nos meus trabalhos. Utilizo o sol para trabalhar a luz e a água para o seu reflexo, tendo expectativas de trabalhar como esta afeta as figuras com muito mais capacidade do que como ficou na pintura final. Dito isto, a tela teve as suas fases enquanto trabalhava o fundo, evidente nas imagens. Dediquei-me no que se refere à luz do sol e o seu reflexo no lago, um processo longo e cuidado. Seguindo a conclusão destas fases, parti para o trabalho dos rostos e, mais tarde, do resto da figura e dos seus cabelos. Isto é, pois, uma parte dos meus trabalhos que não me causa muita dificuldade ou desafio se não pela representação precisa das pessoas a quem estou a retratar, contudo, acredito que estou gradualmente a superar a dificuldade à medida que pratico. Com recurso ao meu conhecimento das teorias das cores, foi relativamente fácil encontrar os tons de pele pertencentes a cada figura. Posteriormente à terminação destas duas fases trabalhosas, restou pintar as roupas e detalhes finais no que toca a brilhos e sombras.

Brevemente, explicarei as minhas motivações sobre a escolha do tema do meu trabalho. Escolher duas pessoas pertencentes ao meu grupo de convívio (quase) diário facilitou retratá-los com precisão, embora ainda pudesse ter ficado mais preciso. Escolhi-os aos 2 especificamente para representar as três Graças, juntamente comigo, porque aprecio imenso a Liliana e a sua beleza como minha musa, como pessoa e como amiga, sendo o caso do que sinto em relação ao Tiago algo similar. São duas pessoas essenciais para mim, de grande importância claramente, visto que não os escolheria para pintar se não o fossem.
Finalmente, vou considerar o meu desempenho neste trabalho na realização do próximo. A professora aconselhou-me a ser mais criativa no que tange ao tema dos meus trabalhos, então procurarei um tema que seja mais crítico e metafórico do que paisagens utópicas com pessoas que gosto. Fora isso, penso que o trabalho, tirando alguns retoques que ainda podiam ser feitos, demonstra melhorias em comparação ao ano passado."
Ana Luísa Felizardo

Sem comentários:

Enviar um comentário