segunda-feira, 11 de março de 2024

Trabalho Livre Ana Isabel Coelho - 11.ºE



Memória Descritiva de Ana Isabel - Desenho A
professora Ana Cristina, realizado dia 02/12/2023 em casa

– Trabalho livre do 1º período –

‘’As tuas ações têm consequências’’ 

"Nesta memória descritiva irei falar de todos os passos e dias de trabalho na realização deste trabalho livre no âmbito da disciplina de Desenho A, do primeiro período do ano letivo de 2023/2024, nomeado como ‘’As tuas ações têm consequências’’.

Para trabalhar neste projeto usei uma cartolina azul-clara (24cmx32cm), tinta acrílica e caneta de ponta 0.4 preta.

Desta vez decidi expressar-me de uma forma diferente da habitual. O motivo que me levou a realizá-lo  foi a frase pela qual nomeei o trabalho, mas mais especificamente na inspiração num jogo chamado ‘’Life is Strange’’, que consiste em tomar decisões, e a cada decisão aparece a frase ‘’as tuas ações têm consequências’’. Nesse mesmo jogo demonstra o efeito borboleta por causa das decisões tomadas, logo com o efeito borboleta, pequenas atitudes podem gerar enormes mudanças do tempo, provocando uma sensação de caos e fazendo com que a pessoa repense antes de agir.

Contudo, a minha ideia inicial era desenhar-me em desespero e a chorar agoniada, com várias borboletas ao meu redor, que retratam o efeito borboleta e que devia ter tomado melhores decisões. As fitas nos pulsos seriam os remorsos, traumas e medos vindos do passado e consequentes das minhas ações, mas no final acabei por desistir desta ideia por que não sentia que iria representar bem o que queria, pois gosto de me expressar com a arte, como um meio para desabafar.

Além desta ideia inicial fiz também outros rascunhos que no final acabaram por ser descartados pois não estava a gostar de nenhum.

No final, consegui gostar de um rascunho, e foi essa a base do meu projeto, em que estarei sentada, com uma expressão exausta e triste. Com o rascunho feito, passei para o passo seguinte, que foi redesenhar o rascunho na cartolina, porque a cartolina tem mais alguma resistência por causa do uso da tinta acrílica, e de facto não vou mentir, demorei imenso a refazer a pose relativamente igual à do rascunho, por que tive de fazer maior. Feito o rascunho, hora de começar o trabalho, como disse inicialmente, era suposto desenhar-me, mas acabei por preferir fazer uma silhueta, e essa silhueta representa a minha alma.

Agora, relativamente ao resultado do trabalho, vou falar do significado e dos detalhes da obra.

No trabalho podemos ver cores quentes e frias, tanto no fundo, quanto na silhueta. A silhueta representada é a minha alma, com variadas cores e com um significado por trás. A cabeça está mais destacada a vermelho, pois representa o excessivo stress, raiva, fúria e paixão. Do pescoço até aos pés tem azul, representando serenidade e calma, os tons laranjas representam o humor, entusiasmo e energia, os tons roxos representam intimidade, sensibilidade e arrogância, os pequenos tons verdes representam o ciúme e esperança. No peito da silhueta podemos ver uma borboleta que representa a evolução e o recomeço, como se fosse uma metamorfose de uma borboleta, e os tons rosas na borboleta representam delicadeza e conexão emocional. A silhueta encontra-se sentada numa espécie de vácuo mental, muito pensativa com as suas atitudes e ações passadas e, à sua volta, encontram-se 5 borboletas: as borboletas azuis representam a depressão, as borboletas amarelas representam a ansiedade, e a borboleta vermelha representa a fúria e stress, e essas 5 borboletas representam os danos causados pelas ações do passado. No fundo notamos cores de tons fortes e quentes, sendo tons verdes, vermelhos magenta, rosa, etc. em que quis representar o bloqueio emocional, pois as emoções tendem a ser tão fortes que às vezes não sabemos lidar corretamente com elas, causando danos psicológicos graves. Foi um trabalho complicado, feito com muito stress e ansiedade, o que me fez pensar cautelosamente quais cores iria utilizar para a minha objetiva representação, e de certa forma fez-me expressar-me."

Ana Isabel Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário