segunda-feira, 11 de março de 2024

Trabalho Livre de Catarina Medeiros - 11.ºE

 

Catarina Medeiros, Emoções à Loucura, 2023
Aguarela, lápis de cor, marcador e canetas Posca brancas s/papel aguarela A3



"Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Desenho A ,a pedido da professora Ana Cristina Magalhães, no qual tentei expressar a loucura causada por um certo descontrole das emoções e sentimentos da personagem em primeiro plano, assim nomeando o trabalho livre de ‘’Emoções à Loucura’’.
Inicialmente, iria fazer uma representação de uma figura humana mutante, que teria três cabeças (figura 1 e 2) e seis braços. Entretanto acabei por descartar esta ideia, pois não a estava a conseguir compor no papel da forma como a idealizei, tendo que voltar a procurar por referências e inspirações para realizar a obra.

  

         

Figura 1- Malena Bozzini                                      Figura 2- Fanart de Tomie, de obj.shep



As emoções e sentimentos são o que nos fazem reagir de certas formas em variadas situações, no entanto, se estivermos numa situação em que existe uma enorme falta de controle sobre essas emoções, isto é, não saber lidar com as próprias sensações interiores, causa uma enorme confusão que por sua vez leva a um enorme esgotamento emocional, crises e vazio. Isto obviamente que pode ser muito perigoso e é isso que pretendo mostrar com ‘’Emoções à Loucura’’.
Na realização do trabalho inspirei-me em diversas artes publicadas no Pinterest das quais algumas não encontrei o autor. Exemplo delas é uma ilustração do mangá ‘’Uzumaki’’ de Junji Ito (figura 3), em que coloquei uma referência numa das caras que estão no fundo da obra e para além disso serviu de encaixe para este esgotamento emocional em que a personagem em primeiro plano está a deixar-se ser apoderada por uma certa loucura de confusão emocional.



                     

                                    Figura 3- Ilustração de ‘’Uzumaki’’ de Junji Ito
Com a ideia já planeada, comecei a fazer um sketch (figura 4) do trabalho já no suporte de papel de aguarela A3. Existem as faces mais detalhadas do fundo representando as emoções, sendo algumas destas a tristeza que está em maior escala, a raiva e a frustração, a ansiedade e mais algumas.


Figura 4- Sketch (incompleto)

De seguida tratei de pintar o cabelo, face e ferida ‘’macabra’’ presente no lado direito da face da personagem com a aguarela. Utilizei assim a técnica de mancha para uma primeira camada (figura 5 e 7). Para a pele decidi fazer um tom de pele com aquele jogo das cores primárias até chegar à cor de pele da figura 5. De seguida utilizei castanhos, laranjas, azuis e roxos para fazer sombras no rosto. Nos lábios juntei o tom de pele base da figura 5 com um tom mais rosado para obter a cor da figura 7. Até que percebi que a personagem estava demasiado serena. Então, utilizando principalmente azul escuro e roxo, consegui dar uma expressão mais entristecida representando o esgotamento emocional. Para esta ferida ‘’macabra’’, fiz o efeito de sangue, começando com um tom de vermelho tentando já fazer um pouco de sombras (figura 5), inspirando-me numa referência que encontrei (figura 6). Continuando a tentar fazer o tal efeito de sangue, utilizei tons de castanhos, amarelos e rosa escuro com o pincel semi seco tentando fazer efeito de esponja (figura 7 e 8).


Figura 5
Figura 6
                                                                        


Figura 7
Figura 8


Acabando isto, começo a fazer olhos presentes na parte referida anteriormente, utilizando lápis de cor para as íris (ex: verde, azul), para as veias dos olhos. Para ficar um pouco mais realista em alguns deles utilizei o lápis de cor branco em todo o olho e com a caneta Posca para os brilhos. Para fazer o efeito que queria também utilizei lápis nas partes vermelhas em cima e em baixo dos olhos para dar a ideia de profundidade com a ajuda das poscas em brilhos.

Inspirações para os olhos
                                                                                        


No cabelo, mais uma vez utilizo lápis de cor de tons de azul, roxo, amarelo e laranja com recurso a traço consegui fazer um efeito de fios que andava há algum tempo a procurar alcançar e mais uma vez utilizo as poscas brancas para fazer os brilhos nos cabelos.
Nos ombros, com aguarela em tons de azul, roxo e preto, com recurso a mancha, quis reforçar a ideia de angústia, tristeza e mais uma vez o esgotamento que se estava a apoderar dela.

Finalmente para o fundo decidi que, para as caras mais detalhadas, utilizaria lápis de cor dando efeitos mais realistas a estas, já às outras simplesmente utilizei marcadores de ponta super fina para ser visualmente mais incerto (figura 12) representando a confusão extrema que vai na cabeça da personagem em primeiro plano.


    Figura 12


Para concluir, este trabalho serviu para sair da minha área de conforto nas artes. Fiquei diversas vezes ansiosa ao ver alguns tipos de imagens e, sinceramente, acho que consegui cumprir e expressar a minha ideia para o trabalho."

Águas Santas, 06.12. 2023 e 07.12. 2023
Catarina Medeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário