segunda-feira, 11 de março de 2024

Trabalho Livre de Beatriz Moreira - 11.ºE

 


Beatriz Moreira, S/Título, técnica mista s/ papel, 21x29,7cm




Memória descritiva do primeiro trabalho livre do 11º ano


"Para a disciplina de desenho A, da Professora Ana Cristina Magalhães, idealizei um trabalho que transmitisse o meu gosto pela dança. Nesta memória descritiva estão presentes algumas técnicas que aprendi e materiais que utilizei durante as aulas e nos trabalhos de casa.

Em folhas soltas comecei por fazer um esboço de corpos e roupas femininas. No primeiro desenho não gostei do resultado, era uma bailarina sentada a olhar para o chão, queria transmitir mais a sua beleza e movimento. Tomei a decisão de voltar a fazer tudo de novo. Desta vez, optei por desenhar a bailarina em pé para ser visível todo seu corpo e roupa.

Numa folha A4 de papel cavalinho, usando um lápis HB, comecei por desenhar o corpo completo, que depois decorei com a roupa e o cabelo. Utilizei lápis de cor da marca “Winsor & Newton” para o seu tom de pele e cabelo, para a roupa aguarela, para o cenário tinta da china e pastel seco, recorri ao traço, trama e sombra.

Comecei por pintar o vestido, com uma mistura de branco e rosa para chegar ao tom desejado, um cor de rosa mais claro, pintei o corset e em seguida a saia, passando depois para as sabrinas. Para conseguir fazer o pontilhismo do tamanho desejado nas luvas utilizei um palito.  Depois de deixar secar essa parte do trabalho, iniciei a pintura do corpo e cabelo, utilizando tons claros para a pele e dois tons de castanho para o cabelo. O cenário envolvente foi feito com tinta da china, criando riscos perto dos seus pés, e pastel seco esfumado criando uma margem em volta de todo o trabalho.

Escolhi o tema ballet, pois quando era mais nova foi uma das modalidades que pratiquei: gosto das roupas, das cores, das músicas, das coreografias e da sua delicadeza e espero um dia retomar."

Sem comentários:

Enviar um comentário