segunda-feira, 11 de março de 2024

Trabalho Livre de Afonso Barbosa, 11.ºE


 Memória descritiva
“Altura de crescer”


"Neste trabalho livre decidi representar as ideias do amadurecimento e da infância. Comecei a trabalhar num papel A3 juntando as minhas ideias e focando-me inicialmente em desenhar uma casa de tijolos num precipício.


Nesta parte do trabalho utilizei lápis de cor, pastel seco e tinta da china para desenhar o precipício e a casa de tijolos. Depois, com recurso a lápis de cor, pastel seco e tinta da china, acrescentei mais detalhes. A casa de tijolos é desenhada torta intencionalmente para representar a infância, um período onde era tudo tranquilo, não havia responsabilidades, não havia a necessidade de ser rigoroso e direito. A infância é, em si, um período de felicidade e segurança, traduzida pela luz que é emitida de dentro da casa. Em seguida comecei a pintar a folha com aguarela cor de rosa  para fazer uma “base”.

Depois de fazer a “base” iniciei o mar: fiz o esboço do tornado marítimo com recurso a tinta guache, aguarela e pastel seco.

Com tinta guache branca pintei os movimentos do mar à volta do tornado.

 


Escolhi fazer um tornado no mar para representar um dos imensos obstáculos e problemas que surgem durante a vida, sobretudo na adolescência e contrário ao que acontece na infância. A adolescência é um período de muita tensão onde nós estamos a descobrir que temos responsabilidades. Trata-se de um período onde por vezes não há espaço para errar. Em seguida desenhei com pastel de óleo, pastel seco e tinta da china um rapaz a olhar para o tornado.




Este rapaz representa os adolescentes a encarar os problemas. Foi desenhado intencionalmente maior que a casa de tijolos para mostrar que quando somos adolescentes ou quando amadurecemos já não conseguimos entrar na confortabilidade da infância, que já está na altura de enfrentarmos os nossos problemas e que já não nos podemos esconder deles.



Para o céu pintei usei a tinta guache começando por pintar de roxo para fazer a sua cor base. Depois fui começando a adicionar um pouco de tinta guache preta. 



E finalmente,  para terminar de pintar o céu, acrescentei tinta guache das cores verde e vermelha. Escolhi pintá-lo com tinta guache de cores mais escuras para criar um ar dramático que é como nos adolescentes (falando pessoalmente) quando  lidamos com os  problemas fazendo deles maiores do que são.
Em suma, este trabalho representa como é cansativo e frustrante crescer, pois temos de lidar com problemas maiores que nós próprios  ou que nós pensamos que o sejam, e não podemos voltar a esconder-nos na ignorância da infância. Só nos resta lidar com esses problemas de frente."
Afonso Barbosa, 11.ºE


Sem comentários:

Enviar um comentário