segunda-feira, 11 de março de 2024

Trabalho Livre de Ana Sofia Silva - 11.ºE

Ana Sofia Silva, ”Belladonna”, 06/12/2023
Técnica mista s/ papel de aguarela; 29,7x42cm


 Memória Descritiva de Ana Sofia Aroso Silva

Trabalho realizado por Ana Sofia Silva, no âmbito da disciplina de Desenho A,
professora Ana Cristina Magalhães, Escola Secundária de Águas Santas



"Depois de uma certa “perseguição” da flor beladona durante o verão, pensei que seria interessante utilizar esta bela flor para meu benefício, sendo esta a minha principal inspiração para a realização deste trabalho, ajudada por referências que fui encontrando ao longo do tempo. Neste desenho, decidi tornar o lírio beladona numa personagem humana, depois de pesquisar a sua simbologia. As beladonas simbolizam a beleza, o orgulho, a confiança, a feminilidade e a inocência. 

Inseri estas características na obra, usando cores suaves e formas onduladas, representando a inocência com o uso do branco e azul claro no vestido, a beleza e a delicadeza da própria flor. A sua pose, o movimento das roupas e cabelo, e a flor no cabelo dão indícios da feminilidade, assim como as próprias beladonas que a personagem tem nas mãos e perto das pernas, representando estas a própria flor que eu queria inserir no trabalho. 

Para tal foi também escolhido como material a aquarela, lápis de cor e pastel seco, que me permitiram obter o efeito delicado e suave que pretendia, utilizando como suporte o papel de aguarela.   As formas espirais dos lados da personagem representam o desabrochar da pétala da beladona, que cria uma pequena espiral na ponta. É criado algum movimento no vestido e cabelo, e até nas pinceladas do fundo, criando alguma dinâmica na obra, assim como a utilização de formas curvas e circulares. 

Foram feitos esboços prévios, tendo algumas das ideias originais sido alteradas com o correr da obra.

 

Diferentes fases do esboço



Como referência, utilizei outras obras que encontrei, nas quais me inspirei no estilo em que são feitas, pois achei que este se enquadra com a ideia que tinha em mente, assim como referências para o desenho das próprias flores."




Sem comentários:

Enviar um comentário