Guião para o trabalho
Nome da galeria: Fundação Arierudam
A: Sejam Bem-vindos de volta, estamos desta vez na presença da própria curadora da Fundação Arierudam, Adelina Arierudam. Ora seja Bem-vinda. Conte-nos-lá , ouvi dizer que a fundação está com uma nova exposição.
C: Portanto, esta nova exposição aborda portanto a representação da mulher na arte. Algo que esteve sempre presente, apesar dos ideais físicos mudarem conforme as manifestações das culturas. O retrato do corpo feminino como tema artístico é menos usado como uma manifestação da vida real do que um retrato de ideais de beleza e a sua evolução serve como um espelho cultural.
C: É algo intencional olhar-se para a maneira que os homens artistas representavam as mulheres na sua visão para depois se olhar para as manifestações de talento feroz que estas artistas espalharam pelo mundo
A: Como pudemos ver através de uma comparação entre a Vênus de Willendorf com a Vênus de Milo.
C: Correto
A: Desculpe interrompi
C: Sem problema. Não seria algo muito recorrente a representação mais ‘crua’ de uma mulher nas telas de um homem artista, como podemos ver com Johannes Vermeer e as belas criadas, Gustav Klimt e as suas várias representações de mulheres em fases da vida, Pablo Picasso e as mulheres numa perspetiva cubista, Sandro Botticelli e as alegorias, Rafael Sanzio e as madonas, entre muitos outros. A “Rapariga com o Brinco de Pérola” ao lado da “Mulher-cão” da Paula Rego é certamente um contraste muito grande.”
C: Nesta exposição, as artistas pelo mundo têm um foco maior do que propriamente a representação da figura feminina através dos olhos dos homens. Dá-se um lugar de exposição ao talento que vem de vários lugares do mundo e períodos de tempo, desde alguma arte nativa até arte do movimento avant-garde russo, entre outros.
A: Certo, certo, então convido a todos os que possam comparecer na fundação para uma visita guiada
C: São todos bem vindos
Muito bem.
ResponderEliminarA curadora tem uma voz muito sedutora ...
ResponderEliminar