segunda-feira, 6 de junho de 2022

Cidadania e Desenvolvimento - A Representação da Mulher na Arte



Guião para o trabalho

Nome da galeria: Fundação Arierudam

A: Sejam Bem-vindos de volta, estamos desta vez na presença da própria curadora da Fundação  Arierudam, Adelina Arierudam. Ora seja Bem-vinda. Conte-nos-lá , ouvi dizer que a fundação está com uma nova exposição.

C: Portanto, esta nova exposição aborda portanto a representação da mulher na arte. Algo que esteve sempre presente, apesar dos ideais físicos mudarem conforme as manifestações das culturas. O retrato do corpo feminino como tema artístico é menos usado como uma manifestação da vida real do que um retrato de ideais de beleza e a sua evolução serve como um espelho cultural. 

C: É algo intencional olhar-se para a maneira que os homens artistas representavam as mulheres na sua visão para depois se olhar para as manifestações de talento feroz que estas artistas espalharam pelo mundo

A: Como pudemos ver através de uma comparação entre a Vênus de Willendorf com a Vênus de Milo.

C: Correto

A: Desculpe interrompi

C: Sem problema. Não seria algo muito recorrente a representação mais ‘crua’ de uma mulher nas telas de um homem artista, como podemos ver com Johannes Vermeer e as belas criadas, Gustav Klimt e as suas várias representações de mulheres em fases da vida, Pablo Picasso e as mulheres numa perspetiva cubista, Sandro Botticelli e as alegorias, Rafael Sanzio e as madonas, entre muitos outros. A “Rapariga com o Brinco de Pérola” ao lado da “Mulher-cão” da Paula Rego é certamente um contraste muito grande.”

C: Nesta exposição, as artistas pelo mundo têm um foco maior do que propriamente a representação da figura feminina através dos olhos dos homens. Dá-se um lugar de exposição ao talento que vem de vários lugares do mundo e períodos de tempo, desde alguma arte nativa até arte do movimento avant-garde russo, entre outros.

A: Certo, certo, então convido a todos os que possam comparecer na fundação para uma visita guiada

C: São todos bem vindos

3 comentários: