domingo, 5 de junho de 2022

Para os meus alunos...


Boa noite!

Muito obrigada por terem vindo participar desta festa de final de curso de Artes Visuais dos nossos alunos. 

É por eles que aqui estamos.

Fizemos um percurso de três anos em conjunto que foi bastante atribulado: houve desistências, houve alunos que ingressaram no 10.º ano a meio do 1.º período, houve até quem integrasse a turma só no 12.º ano, houve a pandemia, aulas por videoconferência… foi um tempo de alegrias e tristezas, encontros e desencontros… Tudo se transformou, como que por magia, em arte e talento.

Aprendemos, ao longo do tempo, a conhecer-nos e a respeitarmos a individualidade de cada um, com amizade, condescendência e carinho!

Fomos solidários sempre que foi necessário: uns com os outros, com pessoas de fora, com causas, com cada pessoa e com todos.

Construímos muitas obras, distintas e diversas em temas e técnicas. Produzimos trabalhos que foram livres e trabalhos orientados. 

Hoje expomos aquilo que consideramos os melhores dos nossos trabalhos: todos os alunos foram livres de selecionar o que queriam expor.

Preparamos esta festa com carinho para vós, mas também para nós. Queremos e gostamos de estar juntos. E achamos que merecemos comemorar!

A seguir já nada vai ser igual, nem para mim, nem para eles. Tenho a noção de que tive um grupo de alunos muito especiais, muito queridos, muito riquinhos…

Falei muitas vezes com eles assim, como hoje estou a falar: puxei de uma cadeira, sentei-me no meio deles e conversei, às vezes desabafei, às vezes emocionei-me, às vezes resmunguei…

Vou ter muitas saudades das suas presenças: divertidas, críticas, condescendentes, resmungonas, pacientes, mas nunca indiferentes!

Dos olhares vivos, interrogadores, esperançosos, vaidosos, …

Para eles, desejo o melhor da vida. Desejo que sejam felizes, que amem e sejam amados.

É sempre assim, uma despedida ao fim de um ciclo de ensino. Nunca me habituo a perdê-los…

Mas entendo que o futuro os aguarda com um largo sorriso.

Por isso, para vós, meus queridos, um beijo muito grande a caloroso da vossa professora, também diretora de turma, mas sobretudo da amiga que sabem que sou.

Agradeço à Direção desta Escola, porque sempre nos proporcionou fazermos o nosso trabalho sem interferências, facilitando a aquisição de materiais necessários e felicitando as nossas iniciativas.

Muito obrigada pela presença da senhora presidente do Conselho Geral e da Direção deste Agrupamento.

Muito obrigada a todas e a todos.

Convido a senhora presidente do Conselho Geral. e a senhora professora adjunta da Direção a dirigir uma palavra a estes jovens.

A diretora de turma, prof. desenho A

Cristina Magalhães


Sem comentários:

Enviar um comentário