O Olhar de Medusa, 42cm x 29,7cm, Aguarela e Pastel de óleo
"O Olhar de Medusa
Neste trabalho decidi desenhar algo carregado de simbolismo, capturando um momento intenso entre duas figuras, a Medusa e a estátua de um homem. Ao juntar elementos mitológicos com uma representação artística quis explorar a tensão do encontro entre estas duas personagens.
No lado esquerdo comecei a desenhar a estátua de um homem e de seguida pintei utilizando aguarela em vários tons de cinza para se assemelhar a uma estátua. A mesma, com um olhar fixo e expressivo, direciona o seu olhar para a direita, onde está a Medusa.
Do lado onde se encontra a Medusa comecei por desenhar a cara dela e depois alguns traços para saber onde as cobras se iam posicionar e seguidamente utilizei tons de verde claros para dar um ar pálido à cara dela. O rosto dela demonstra uma expressão inquietante como se não quisesse estar a olhar para a estátua. No meio da folha coloquei uma cobra que tem como função intensificar a conexão visual agonizante entre as duas figuras.
Como fundo usei um azul vibrante de propósito para dar mais realce à cobra já que ela é como um ponto de conexão entre eles e representa o meio pelo qual o poder de Medusa é exercido.
Combinei técnicas de aguarela e pastel de óleo para criar uma narrativa visual rica e emocionante. A interação entre a estátua e a Medusa, que é mediada pelo olhar e pelas serpentes, cria uma composição dinâmica e evocativa com o intuito de prender a atenção do espectador e sugerir uma história de amor que não acabou bem."
Beatriz Melo, 11.ºE
Sem comentários:
Enviar um comentário