sexta-feira, 5 de julho de 2024

Trabalho Livre de Ana Isabel Coelho, 11.ºE

 




Memória Descritiva de Ana Isabel
Desenho A, professora Ana Cristina

 Trabalho livre do 3º período ‘’7 Years of Evolution’’

    "Nesta memória descritiva irei falar de todos os passos e dias de trabalho na realização deste trabalho livre no âmbito da disciplina de Desenho A, do 3º período do ano letivo de 2023/2024, nomeado como ‘’7 Years of Evolution’’.
    Para trabalhar neste projeto optei por usar uma folha A3 de papel cavalinho, pastel de óleo, pastel seco, tinta acrílica, aguarela, caneta de tinta permanente preta, marcadores e uma posca branca. A origem de criar este desenho foi num momento onde estava a ver fotos antigas minhas e reparei numa grande evolução, especificamente de 7 anos atrás para os dias de hoje. Daí surgiu a ideia de representar a minha evolução de 7 anos, onde tem a minha versão com 10 anos no lado esquerdo e a minha versão atual com 17 anos no lado direito, estando divididas ao meio. Acabei por fazer o rascunho direto na folha e, como na primeira tentativa já me tinha agradado, mantive o esboço e continuei a rabiscar. Usei como referência 2 fotos minhas, uma foto próxima dos 10 anos e uma foto dos dias atuais com 17. Durante o rascunho notei no quanto evoluí fisicamente, o que me deixou feliz. Após o rascunho feito, peguei numa caneta de tinta permanente preta e marcadores para realçar o rosto e o cabelo para ser mais fácil começar a trabalhar a cor com os outros materiais numa técnica mista.
    Feito isso comecei a colorir o lado esquerdo, onde tinha um cabelo enorme e uma franja grande e bonita, mas não estava bem psicologicamente, pois nessa época estava a entrar numa depressão profunda e numa ansiedade agoniante, tanto que no desenho evidencio uma grande olheira. Desde então comecei a viver sempre triste, mesmo tendo apoio de pessoas chegadas e familiares, a expressão é de tristeza e agonia e a chorar de tão cansada que estava na época. Usando cores frias, o fundo é um contraste de azul, roxo e preto, que simboliza a tristeza, raiva, medo, ansiedade, como se estivesse a viver num fundo sombrio e sem fim que me consumia aos bocados. De seguida passei para o lado direito, atualmente tenho o cabelo curto e estou ainda em fase de tratamento desses meus problemas psicológicos, mas apesar de não estar totalmente bem e curada sinto-me bastante melhor, com os olhos radiantes e muito mais animada, apesar de ainda evidenciar algum cansaço notável, principalmente pela olheira que ainda se mantém. No lado direito encontro-me feliz, com a bochecha corada e os olhos a brilhar, como se estivesse a recuperar o brilho que perdi há 7 anos atrás. O fundo tem contraste de cores quentes amarelas, laranjas e vermelhas que simboliza felicidade, prosperidade, sucesso, amor e o otimismo. Realça o brilho da felicidade a expandir-se em mim, e o rosa na bochecha significa delicadeza e timidez e que estou a começar a aceitar quem realmente sou e a começar a gostar de outro alguém romanticamente, mas isso é segredo...
    Com este trabalho pretendo fazer uma crítica a mim mesma e ao próximo: não importa quanto tempo passe, sempre vamos evidenciar grandes mudanças, sejam elas positivas ou negativas, sendo um grande processo para a nossa auto realização e nos tornarmos nas pessoas que somos hoje em dia. Com isto refleti sobre todas as minhas memórias e conquistas, que me fizeram chegar até aqui e no que me tornei, e sou grata por tudo, mesmo que muita coisa negativa tenha acontecido comigo."

Ana Isabel Coelho, 11ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário