sexta-feira, 5 de julho de 2024

Trabalho Livre de Ana Sofia Silva, 11.ºE

Ana Sofia Silva, ”O Sonho”, acrílico sobre tela, 30x45cm, 2024
 

Memória Descritiva de Ana Sofia Aroso Silva

Trabalho realizado por Ana Sofia Silva, no âmbito da disciplina de Desenho A,
professora Ana Cristina Magalhães, Escola Secundária de Águas Santas


    "Desde sempre me rodeei da minha imaginação e fantasia, constantemente envolvida no meu próprio mundo, na terra dos sonhos. Nesta pintura quis ilustrar isso mesmo, representando uma figura feminina adormecida, dentro de um mundo fantástico, uma floresta, rodeada por criaturas míticas, que a observam como algo incomum naquele mundo.
    Estas personagens são inspiradas em contos, histórias de fantasia que vemos regularmente, como o caso do dragão ao centro, uma criatura adorada, muitas vezes temida, mas que eu quis representar de modo curioso e delicado e do troll mais abaixo, que quase se confunde com o fundo em que está inserido, como é comum nas suas referências à conta da sua ligação com a natureza. Quis inserir também neste trabalho alguns detalhes pessoais, como a representação da minha gata como personagem fantástica que me acompanha até durante o sono e dentro dos meus sonhos, com asas e antenas de borboleta, e referências aos meus dois livros preferidos.
    A primeira referência, e a mais notável, é a personagem à direita do troll, que teve inspiração em Oak, uma personagem de Príncipe Cruel, de Holly Black. Já a segunda referência é de As Filhas da Floresta de Alaitz Leceaga, onde a personagem principal deixa um rasto de pequenas flores azuis por onde passaram os seus poderes, e eu ilustrei pequenas flores tanto no cabelo da rapariga, como na relva à sua volta, apenas como um pequeno detalhe.
    Todo o envolvimento do cenário é fantasioso, uma floresta à noite remete à sensação de sonho, de dormir, e de história, fantasia, já que é a este ambiente que o associamos geralmente, eu tinha por intenção que esta pintura remetesse à ilustração dos livros e a esse sentido de sonho e imaginário. A envolvência do escuro da noite traz também um contraste com a personagem central que está vestida de branco, e ao dragão central que tem contrastes a amarelo.
    Toda esta pintura remete para a minha tendência de fugir da realidade para dentro de livros e fantasias muito mais agradáveis do que a simplicidade e ao mesmo tempo desgraça do mundo real, encontrando nestes um refúgio secreto dentro da minha mente, mesmo que seja a dormir.
    Utilizei para este trabalho uma tela, de dimensões 30x45 cm, e tinta acrílica, que me permitiram trabalhar todo o efeito de ilustração com mais facilidade. Numa fase inicial do trabalho comecei por cobrir a tela com uma camada aguada de uma cor base, e em seguida fiz um esboço a carvão antes de começar a trabalhar a cor em concreto. Fiz também um estudo prévio por onde guiei todo o trabalho.
    Com isto, estes pequenos detalhes escondidos e referências ocultas, faço uma analogia mais notável de mim mesma, cheia de pequenos detalhes que não são distinguíveis com uma só olhada, e abordo uma constante da minha pessoa, com a sua tendência de viver no seu mundo dos sonhos."
Ana Sofia Silva, 11.ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário