terça-feira, 31 de maio de 2022

Trabalhos livres da Érica Lopes - 12.ºD

 

Everything About You

Everything About You foi um quadro que comecei a pensar no início do segundo período. Como é o meu último trabalho livre, quis fazer algo maior, algo meu, algo que representasse aquilo que foram estes 3 anos em artes. E o que mais podia ser se não o meu próprio retrato. Não vou negar que este trabalho me deu bastante trabalho, e bastantes dores de cabeça, devido ao tempo que eu procrastinei nele, e devido à própria técnica que utilizei.
Na minha última memória descritiva eu referi que o realismo não me era tão difícil como os meus outros estilos. Bem, este trabalho veio provar o contrário. É diferente desenhar uma cara de um estranho e desenhar a tua própria cara. Queria que se parecesse 100% comigo, e nem sempre isso acontecia. Sempre que trabalho em tela, nunca desenho diretamente na tela, faço um desenho à parte daquilo que quero e só depois passo para a tela, e com este não foi diferente. Comecei por desenhar as minha caras em papel, mas por teimosia minha nenhuma das minhas tentativas livres funcionava, por isso, para ter um resultado mais preciso, utilizei a técnica dos quadrados, dividi a fotografia que usei de referência, em diversos quadrados, e fiz o mesmo com a folha onde ia desenhar. Com esta técnica consegui obter o resultado que queria. Após ter as minhas caras feitas e devidamente colocadas no quadro, senti que os lados do quadro estavam muito vazios, daí o meu pensamento deixou-se fluir. Já que é um quadro que me vai representar, acho apropriado colocar coisas que eu goste, e uma delas são cães. Mais especificamente dobermanns, sempre tive uma atração por esta raça de cães, acho-os fascinantes, e sempre foi um sonho meu ter um. Também aprendi que gosto mais de realismo em animais do que em pessoas.
Acho que, para quem me conhece não é segredo que gosto de desenhar caveiras, ou esqueletos em geral, e o que não é mais meu, senão um esqueleto de uma serpente, foi algo pensado à última hora devido ao espaço em branco que estava nesse canto. Para terminar a minha explicação do conjunto de elementos do quadro, é possível notar-se mais três elementos significantes, as rosas, o design a preto no lado esquerdo da tela, e os pequenos textos. Os textos referem se a duas citações de dois livros que  gosto, sendo um do livro “Maze Runner: The Death Cure” e o outro é retirado do livro “The Cruel Prince”. São dois dos meus livros favoritos e decidi por bem incluí-los. As outras duas frases referem-se a duas músicas que costumo ouvir muito, de Aaryan Shah. As rosas são como um complemento neste quadro, pois sempre achei que rosas ficam bem em qualquer quadro, seja qual for o tema. E por fim o design a preto, é um design que eu gostaria de ter como tatuagem, mas como não posso, ainda, fica só pelos quadros.
Referente às cores, escolhi os tons avermelhados no meu rosto, pois é a minha cor favorita, assim como também o dobermann com tons rosados e avermelhados, pois achei que ficaria bem, e para não ser tudo vermelho, fiz algumas flores azuis e um rosto simplificado em tons azuis esverdeados, para dar contraste.
Para finalizar, gostei bastante de trabalhar neste quadro, acho que ele tem muito de mim, e daquilo que  sou.









Sem comentários:

Enviar um comentário