terça-feira, 31 de maio de 2022

Trabalhos Livres da Sara Costa - 12.ºD


Sara Costa, Deusas do Universo, 2022, técnica mista s/tela, 40x60cm


Como último trabalho livre do secundário decidi sair da minha zona de conforto e criar uma obra de grandes dimensões, mais especificamente 40x60 cm. Uma vez que sou apaixonada por astrologia e mitologia, conjuguei ambos os temas, criando, desta forma, um trabalho que personificava cada planeta do sistema solar, incluindo o sol, lua e plutão, relacionando-os, ao mesmo tempo, com a mitologia romana. Os estudos para este trabalho prolongaram-se por 3 meses. Após uma pesquisa sobre cada deus romano correspondente a cada astro, iniciei os esboços de cada personagem no meu diário gráfico, tentando sempre desenhar algum elemento que os identificasse. De seguida, em duas folhas A3 elaborei o esboço, do que seria o trabalho final. Utilizei papel vegetal para transpor o desenho para tela. Nesta fase de pintura atribui uma cor a cada figura e, então comecei a colorir através de tintas acrílicas. Para o fundo adotei um ambiente galáctico e terminei com um delineado preto e alguns pormenores a caneta de gel.

Analisando a obra, as personagens, da esquerda para a direita, respetivamente são:

Mercúrio (Hermes na mitologia grega) , o mensageiro dos deuses, representado pela cor laranja.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$mercurio-(mitologia)

Neptuno (Poseidon na mitologia grega) , o deus do mar, representado pela cor azul-escuro.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$neptuno-(mitologia)

Úrano ( Úrano, também na mitologia grega), o deus dos céus, representado pela cor azul-claro.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$urano-(mitologia)

Sol ( Apolo na mitologia grega), o deus do Sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, representado pela cor amarela.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$apolo

Lua (Artemis na mitologia grega), deusa da Lua, da caça, da castidade, representada pela cor cinzenta.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$artemisa

Vénus (Afrodite na mitologia grega), deusa do amor e beleza, representada pela cor rosa.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$venus-(mitologia)

Júpiter ( Zeus na mitologia grega), Pai de todos os deuses, representado pela cor roxa.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$jupiter-(mitologia)

Marte ( Ares na mitologia grega), Deus da Guerra, representado pela cor vermelha.
 https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$marte-(mitologia)

Terra ( Gaia na mitologia grega), Deusa da Mãe-Terra, representada pela cor verde. 
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$gaia-(mitologia)

Saturno (Crono na mitologia grega), Deus do tempo, representado pela cor castanha.
https://www.infoescola.com/mitologia/saturno-deus-romano/

Plutão ( Hades na mitologia grega), Deus da morte , representado pela cor preta.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$plutao-(mitologia)

E assim, finalizo este meu último projeto. Foi bastante complexo e de difícil concretização, mas ao mesmo tempo proporcionou-me alguma alegria, não só por ter tido a capacidade de o realizar, mas também porque finaliza esta minha etapa no mundo das artes. 

Escola Secundária de Águas Santas, 29 de maio de 2022Es
Sara Costa, Nº12, 12D

“A Mulher de Vermelho”

Nesta memória descritiva serão relatados todos os passos dados para a concretização do projeto do trabalho livre, o qual eu denominei de “ A Mulher de Vermelho”, uma personagem fictícia criada com o intuito de simbolizar a força da vida. Em primeiro lugar, realizei algumas pesquisas e simples esboços, decidindo, por fim, desenhar um dragão e uma mulher, relacionando-os através da cor. Como material base utilizei tinta acrílica e retoquei os pormenores finais com canetas de gel e de ponta fina preta. O fundo foi pintado a aguarela. Sendo o vermelho, não só a cor da paixão, mas também da força e determinação, tentei personificá-lo através da personagem feminina e da sua criatura mística interior (A mulher e o dragão são apenas um). Além de o dragão ter uma função de aterrorizar aqueles que o veem, no início das eras era visto como um ser místico com um divino sopro de vida, representando o poder, a sabedoria e a força. Por outro lado, a figura feminina é um símbolo de luta, fertilidade, vida e determinação. A chama desenhada debaixo do diafragma, encontra-se localizada no mesmo local do chakra Plexo Solar, que representa a força e vontade própria, tendo como elemento principal, o fogo. Por fim, “A mulher de Vermelho” demonstra como a cor vermelha e um dragão, dois conceitos relacionados com terror e morte, são na verdade símbolos de força de vida que existem em cada um de nós.
“A Mulher de Vermelho”, de Sara Costa, 2022, tinta acrílica sobre papel A4 de aguarela
Escola Secundária de Águas Santas, 22 de março de 2022
Sara Costa, Nº12, 12D



I am unstoppable


Nesta memória descritiva serão relatados todos os passos dados para a concretização do projeto do trabalho livre, o qual eu denominei de “I am unstoppable” (Eu sou imparável), sendo uma referência â música “Unstoppable” da Sia. O meu projeto deste período está associado ao cancro pediátrico, uma das doenças que mais assombra famílias e pais. Para a sua realização iniciei com algumas pesquisas e simples esboços. A decisão final baseou-se em uma mãe a segurar na mão da sua criança, que tem um cateter e um pequeno urso de peluche no plano de trás. Os materiais utilizados foram aguarela e caneta de ponta fina preta. Numa situação complexa como esta é essencial a criança ter apoio e muito afeto, por isso as mãos unidas e agarradas são um símbolo, quer de esperança, quer de suporte, de amor materno e proteção. A mão da mulher apresenta cores frias (azul e verde) que se relaciona com o receio, medo e incerteza dum futuro próximo e longínquo. Por outro lado, a mão da criança tem cores quentes
(rosa, vermelho e amarelo) que demonstram vida, força e determinação. O tubo de soro do cateter inserido na mão do pequeno apresenta uma mistura das cores da mão da mãe e da criança salientando que a luta contra esta doença não é só do infante, mas também dos outros que lhe são próximo. Por fim, o ursinho de peluche permite definir a que faixa etária o doente pertence, e, além disso, apresenta o símbolo oficial do cancro pediátrico, o laço dourado. O cancro é uma doença que introduz na vida, de quem foi diagnosticado e dos que lhe rodeiam, pavor, inquietação e desassossego de um futuro incerto, cheio de momentos dolorosos e sustos constantes. No entanto, o cancro pediátrico apresenta-se de forma distinta. São as crianças diagnosticadas que trazem esperança, felicidade e tranquilidade às famílias e profissionais de saúde. A inocência, força e bravura destes pequenos seres perante o sofrimento e morte é o que motiva os outros a continuar a lutar por eles. É extraordinário como as crianças cancerosas sorriem para o fim da sua vida enquanto os outros choram, como se riem quando sentem dores, como continuam belas quando os seus cabelos caem e os seus corpos emagrecem. Estas crianças trouxeram um novo significado às palavras “guerreiro” e “sobrevivente” tornando-as belas e demonstrando que não é necessário ser um adulto ou soldado para se ser destemido e lutar pela vida que nos foi oferecida.

Música de inspiração para o título com letra: https://youtu.be/h3h035Eyz5A

Mais informação sobre cancro infantil:

https://www.acreditar.org.pt/base1/68
https://www.cuf.pt/mais-saude/mae-o-que-e-o-cancro
https://www.ligacontracancro.pt/


Escola Secundária de Águas Santas, 4 de dezembro de 2021
Sara Costa, Nº12, 12D



Sem comentários:

Enviar um comentário