Para presentear todos os professores que, ao longo destes três anos, nos acompanharam e ensinaram, o 12ºD, na disciplina de Desenho A, decidiu criar uma serigrafia.
A ideia da professora foi recebida com entusiasmo, já que nunca tínhamos experimentado esta técnica.
Neste texto ficará registado todo o processo criativo por de trás do trabalho!
Para começar, numa folha de Papel Cavalinho, cada aluno desenhou um elemento. Desse modo, foi possível incluir um pouco do universo de cada um. Nesta primeira fase, Foram também escolhidas as cores que iriam alegrar o trabalho.
1.ª fase - Esquisso
2.ª fase- fotocópia
3.ª fase- Proposta de fragmentação
4.ªfase- Papel de Engenharia
Recorrendo a canetas de feltro, deu-se, sobre uma folha A3 (80g) o esboço para a distribuição final das cores. Nesta etapa, a posição de alguns desenhos foi levemente modificada.
5.ª fase- Projeto de cor
A 6ªfase consistiu no planeamento sobre o Papel Coché (65x 45cm; mancha: 33x24,5 cm). Este estudo servirá de orientação durante o processo de impressão.
6.ª fase- Folha base
Finalmente, as mãos foram "postas à tinta"!
Começando com as cores mais suaves e terminando no azul escuro do fundo, grupos de dois foram formados pelos alunos, de forma a que todos tivessem a oportunidade de praticar um pouco deste novo método artístico.
Processo de impressão
Em primeiro lugar, realizaram-se as Provas de Oficina (PO), sobre Papel de Jornal (61x43 cm).
Seguiram-se as Provas Finais, em Papel Coché (65x45cm; mancha: 61x43cm). Foi executada uma tiragem de 30 exemplares.
Provas de serigrafia
7.ª fase- Prova semifinal
Uma vez que, após a conclusão do projeto, surgiu uma sensação de "falta aqui alguma coisa", ocorreu uma última impressão com tinta branca, criando um maior contraste e vivacidade na serigrafia.
Ficou excelente. Parabéns. O processo também ficou bem documento. Tiveram uma orientadora extraordinária. Beijinhos a todos❤️😘🎉
ResponderEliminar