terça-feira, 9 de janeiro de 2018

As fotografias da Mafalda Nogueira e o texto do Nuno Santos falam da visita a Lisboa

No dia 14 de Dezembro foi realizada uma visita de estudo, com a participação das turmas de 9.º ano e das duas turmas de artes (a do 10.º e a do 12.º), acompanhadas por professores das respetivas turmas.
A visita foi bastante produtiva, não apenas pelo contacto que tivemos com as obras e do conhecimento dos museus que visitamos, como também pela convivência entre todas as turmas. 
Na fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, para além de termos estado em contacto com as obras dos fundadores, pudemos também ver obras de outros artistas seus amigos. A vida destes artistas (Helena e Arpad) suscitou-me interesse pois não foi muito fácil, mas mesmo assim nunca desistiram da sua arte e transformaram-na de acordo com a vida. 







Seguidamente fomos para a Fundação Gulbenkian e esta talvez tenha sida uma das visitas guiadas de que mais gostei, pois não era a guia que fazia a visita, mas sim os alunos. Começamos com a guia a mostrar-nos objetos do dia-a-dia e a fazer-nos perguntas sobre os mesmos… foi uma visita guiada com um ambiente muito agradável e simpático. A Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, foi também um dos museus que mais gostei de visitar, pois tinha obras bastantes interessantes diferenciando-se umas das outras, desde os autores, as épocas, as técnicas, as instalações...  






Por fim, na Casa das Histórias de Paula Rego, vimos uma exposição chamada ‘’P’ra Lá e Para Cá’’.  Honestamente ia com bastantes expectativas para este museu, pois a Paula Rego é uma das artistas portugueses que mais admiro, mas ficou muito aquém do que vi. Gostei da exposição que vi, gostei dos figurinos apresentados e de todos os sketches dos mesmos e das fotografias dos bastidores. 



Foi uma visita com um ambiente agradável do inicio ao fim e acho que foi boa para todas as turmas não só pelo contacto que tivemos com estes autores e obras mas também pela convivência entre todos os alunos.  
Texto de Nuno Santos, 12.ºE
Fotografias de Mafalda Nogueira, 12.ºE





Sem comentários:

Enviar um comentário