quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Trabalho livre de Mafalda Nogueira

Mafalda Nogueira, Através do (teu) olhar o (teu) sorriso, lápis de grafite e de cor s/papel, 594x420cm


No trabalho livre do 1.º período elaborei um retrato de uma pessoa amiga a partir de uma fotografia da mesma. Realizei o trabalho em tamanho A2, em grafite e a lápis de cor apenas no olho.
 Em conjunto com o projeto final, o desenho em tamanho A2, quero apresentar também dois estudos, já referidos na proposta do mesmo. Assim, quero que este trabalho seja um conjunto de três desenhos, em que dois são apenas estudos em tamanho A5 e A4, a grafite e a grafite e lápis de cor.
A razão que me levou a fazer este retrato foi o facto de, por um lado, ser um novo desafio para mim, visto que não é com os retratos e a figura humana que me sinto mais à vontade; por outro lado, toda a ideia de fazer este projeto surgir pelo simples “e se me desenhasses?”, que partiu da minha amiga, a qual foi desenhada. Escolhi então desenhá-la porque é uma pessoa pela qual tenho um carinho muito especial e porque já me pedia isto há algum tempo. 
O primeiro estudo demorou cerca de 1h30min a ser feito. 

 

O segundo estudo, já num tamanho acima, demorou por volta de 2h30min a 3h. 

   

 Sendo que, o trabalho final demorou cerca de um mês e meio a ser realizado.

  

Assim, com este trabalho, pude “mergulhar” numa temática que gosto menos e aperfeiçoá-la, pude também aprender novos modos de trabalhar a grafite, uma técnica que gosto bastante, tal como lápis de cor, apesar de só ter sido utilizado apenas para um pormenor, o olho. Posso, então, afirmar que foi um trabalho que me deu muito gosto fazer e que me senti muito bem a realizá-lo. Na minha opinião, o resultado final ficou muito melhor do que eu esperava, devido à minha inexperiência com retratos.

Mafalda Nogueira, 12.ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário