quarta-feira, 26 de junho de 2024

Catarina Medeiros - Peixe Tobias

 

Catarina Medeiros, Peixe Tobias, aguarela s/papel , 29x42cm, 2024


    Num DAC entre as disciplinas de Desenho A, Português e Inglês, foi-nos proposto que fizéssemos uma ilustração de um dos peixes do Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira, fazer uma memória descritiva dessa ilustração e por fim traduzi-la para Inglês.
Para dar início ao trabalho, tínhamos de escolher o peixe que iríamos ilustrar, para assim podermos formar uma ideia e colocá-la no papel. De todos, selecionei o peixe Tobias, apenas por ser o menos escolhido. De seguida comecei por fazer uma pesquisa a fim de relembrar certas características dele (para além das que nos são apresentadas na obra).
    Antes de idealizar a ilustração em si, decidi fazer uma espécie de rascunho da aparência do meu peixe (fig1) para me basear nela e assim passar à construção da ideia. Ainda no diário gráfico, comecei a idealizar o peixe e a ilustração em si (fig2), a base da ideia era em vez de ser o Santo António a falar, seria Tobias que tecnicamente o estaria a representar. O estilo que selecionei deste ser marítimo foi de animação, afinal geralmente numa animação ganhamos uma ampla variedade de interações do personagem com quem o está a ver, podendo até ultrapassar as leis da gravidade por exemplo. E foi de certa maneira o que eu fiz, por ser uma representação de Santo António, decidi mudar o meio do peixe colocando-o na área terrestre, como se ele depois da obra tivesse a passar a palavra para aqueles que antes não quiseram ouvir, dando também a entender que os humanos dão mais importância ao que é irreal do que na verdade representa a realidade. Nesta etapa, ocorreu-me uma ‘’piada’’ com o nome Tobias, já que o peixe curava a cegueira ele chamar-se-ia Tobês ou Toberás, no momento soou-me engraçado.
    A ilustração está dividida em duas partes (como na maioria das capas das edições da obra), a de quem fala (Tobias) no meio terrestre e a de quem ouve (os humanos) que estão no meio marítimo. Isto claramente foi propositado como já referi acima, mas não só, para além de representar Santo António, sendo uma espécie de discípulo do mesmo. Tobias, personagem alegórica, apresenta comportamentos humanos estando apoiado apenas pela sua barbatana traseira . Além disso ele dá-nos a impressão de estar a ler em voz alta para os humanos que apenas o ouvem, estando inseridos no meio aquático, adquirindo o papel restante que na obra pertencia aos peixes.
    O suporte utilizado foi papel de aguarela A3 e os materiais (utilizados) foram tintas de aguarela.
    Finalmente, de todo o trabalho, aquilo de que mais gostei foi a ajuda que me deu para imaginar, sair fora da caixa.
Catarina Medeiros, 11.ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário