segunda-feira, 20 de março de 2017

Trabalho livre de Luana Resende

Luana Resende, Sunita
aguarela, lápis de aguarela, lápis de cor, caneta posca sobre papel, 42x30cm


"Como projeto livre deste período, para a disciplina de Desenho A, propus-me desenhar o rosto de uma rapariga indiana integrado numa moldura com desenhos inspirados nos tecidos indianos.
Escolhi realizar este trabalho pois desde sempre a cultura da Índia me fascinou, desde os traços étnicos aos tecidos, das tradições à decoração e arquitetura. Para além disso, serve também como uma homenagem às mulheres indianas, que são constantes vítimas de abuso e negligência. Inicialmente foi-me proposto desenhar-me com os trajes típicos desta cultura, mas após alguma reflexão decidi manter a ideia original, pois o meu propósito é,  através da imagem, dar poder a estas mulheres.
Para concretizar o meu trabalho inspirei-me em duas mulheres internacionalmente conhecidas, Sonam Kapoor, atriz, e Neelam Gill, modelo. Inspirei-me também em imagens que, ao longo do processo de procura, encontrei nas minhas pesquisas e que me fascinaram. A fotografia de uma menina a segurar um tecido foi uma das que mais gostei, e então utilizei elementos do padrão desse mesmo tecido para fazer a moldura em relevo.
Como nome para o trabalho escolhi Sunita, um nome hindi, que significa que é uma pessoa bem orientada, com boas morais e com sabedoria.
Como suporte, escolhi uma folha de papel aguarela A3, e como técnicas usei a aguarela, lápis aguareláveis, lápis de cor e uma posca dourada, principalmente usada nas jóias, que são uma característica notável desta cultura."
Luana Resende, Memória descritiva

Estudo do trabalho

Fase intermédia do trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário