"Neste trabalho livre usei uma técnica mista com pastel de óleo, lápis de cor, tinta da china e marcadores sobre papel. Dividi a folha de trabalho em cinco partes, onde cada desenho tem um significado. Desenhei coisas que me ajudam como refúgio e salvação.
Começando com os dois bonecos em que um se encontra magoado, quebrado ao meio, passando a mensagem do quão magoado foi, do tanto que o humilharam, dos problemas familiares e dos problemas que ele tem consigo próprio. O outro está abraçado a ele, sendo a única pessoa em quem ele confia e a única pessoa que sempre o apoiou e ajudou independentemente da situação. Desta forma representei-me a mim e à minha melhor amiga: sou o boneco em que se encontra magoado e ela o boneco que está a ajudar-me.
Noutra parte podemos ver uma família, a minha família. Representei-a porque é bastante importante para mim, é um refúgio, pois quando estou com ela consigo esquecer totalmente os meus sentimentos maus e as sensações que me desestabilizam. Então, graças a eles, consigo esquecer as coisas negativas por um momento.
A música é a minha salvação, além de muitas serem significativas e de me identificar com elas fazem-me ter uma sensação muito boa, entro no meu mundo, um mundo calmo... não consigo explicar a sensação, mas é algo muito bom.
Desenhei duas paisagens diferentes, mas ambas bastante calmas e que me fazem sentir bem. Na primeira podemos ver um mar num momento de pôr-de-sol onde o céu se encontra com quatro cores diferentes. Utilizei estas cores específicas pois são as minhas favoritas, e fiz este desenho pois além de gostar do céu com essas cores gosto do barulho das ondas e da brisa que passa. Na outra paisagem podemos ver uma menina sozinha sentada, eu própria. Adoro a natureza e, por isso, desenhei a árvore, o céu limpo num dia de sol (os meus dias favoritos), vários pássaros e uma menina sozinha porque gosto de estar sozinha algumas vezes para conseguir refletir e pensar com calma."
Bruna Lima