Cartaz realizado a partir do desenho de Ana Luísa Felizardo
A Semana da Primavera apresenta uma exposição, de trabalhos de alunos e professores da escola básica e secundária de Águas Santas, na Casa do Corim, Os trabalhos estão espalhados pelos jardins da Casa, um palacete do séc. XIX. Ao fundo do jardim, no pavilhão, encontram-se fotografias da natureza e reinterpretações de obras de arte. A Casa está aberta das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas.
Partindo da entrada principal da Casa, encontramos....
A exposição de primavera na "Casa do Corim" foi organizada pelo grupo de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, em parceria com a LIPOR, empresa responsável pela gestão de resíduos na região. A turma do nono ano C e D apresentou várias fundições em moldes de silicone da cabeça de Afrodite, uma deusa da mitologia grega comumente associada à beleza, ao amor e à primavera. Os estudantes utilizaram diversos materiais, como gesso, cimento e fibra de vidro, além de materiais de moldagem com secagem ao ar. A imagem de Afrodite transmitia a ideia de juventude, vigor e vitalidade, lembrando que a vida é cíclica e sempre se renova, tal como a natureza. A escultura foi pintada com referência à estatuária grega e romana, que também eram frequentemente pintadas sobre o mármore. Agradece-se à Casa do Corim, à direção da escola e à LIPOR pela colaboração e apoio na realização desse projeto.
Prof. Joaquim Silva
Gotas de Água
Sobre uma peça de malha sol já construída, os alunos do 10.ºE, em Desenho A, fizeram uma alegoria à água como bem precioso. Assim, os filtros azuis simbolizam a água e as tampas douradas o ouro. O som que a peça produz é, também ele, precioso para a paz que transmite.
Prof. Cristina Magalhães
Alegoria ao Mar
Sobre uma peça de malha sol já construída, os alunos do 10.ºE, em Desenho A, fizeram uma alegoria ao mar que, hoje em dia, se encontra poluído com lixo. Desta forma, a base da obra é constituída por sacos de lixo com peças plásticas no seu interior. Logo acima, as águas dos mares feitas por pedaços de plásticos... Segue-se a linha do horizonte e o sol, em latas douradas. Por último, a leveza de panos brancos que simbolizam os céus das nossas vidas e a esperança no futuro.
Prof. Cristina Magalhães
Saco de Plástico
As turmas do 9.ºJ e 9.º I realizaram um saco a partir de restos de plásticos já usados. Para a sua decoração recorreram a "réplicas" de telas de artistas plásticos de renome.
Prof. Ana César
Recuperando a decoração da Árvore de Natal da Escola, fizeram-se pedaços de plásticos cortados em tiras. O conjunto, pendente dos ramos de uma árvore, remete para a necessidade de transformação de trabalhos realizados, a bem do ambiente.
Prof. Cristina Magalhães
Este é um trabalho coletivo da turma do 10.ºE. Cada aluno produziu um retalho de manta e criou um slogan sobre a preservação do ambiente. A partir da recuperação de sacos de plástico de diversas cores, os alunos desenharam o fundo e as letras pela técnica de recorte. Depois, com um ferro de engomar, colaram o conjunto. No final, os retalhos foram unidos por linhas e presos numa cana. Agradecemos a participação do professor José Matos na construção desta obra.
Prof. Cristina Magalhães
De Latas se faz Primavera
Este trabalho é realizado pelos alunos do 9.ºG, em Espaço Artes. São pequenos pedaços de latas de refrigerantes organizados sobre rede de galinheiro com agrafos.
Prof. Nuno Marinho
O Bando
Em Educação Visual, as turmas do 7.º C e J e no 8.º ano as turmas A, B, C, D, e E desenharam aves e penduraram-nas em bando. Apontam para a preservação das espécies.
Prof. Maria Monteiro
A Teia
Sobre uma estrutura de arames e ferros roscados, os alunos do 10.º E cortaram tiras de plástico, numa tentativa de, simbolicamente, agarrar todos os plásticos do mundo.
Um guarda chuva avariado, tiras de pano, tampas de lata e filtros compõem este trabalho. Teve a colaboração do 10.ºE, professores José Matos e Joana Osório. A intenção é chamar a atenção para a necessidade de nos movermos pelos ideais que temos na vida. Neste caso, o futuro do planeta,
Prof. Cristina Magalhães
Tutti-Frutty
Comemos fruta em boies de plástico, usamos, colheres e garfos de plástico para comer, fechamos garrafas com tampas de plástico, plástico, plástico e o planeta? Com a colaboração do 10.ºE, professores José Matos e Joana Osório.
Prof. Cristina Magalhães
Aves
A turma do 9.ºK desenvolveu a ideia de uma ave, a partir de desperdícios. Os alunos do 9.ºJ e K reutilizaram restos de plásticos para reinventarem sacos de asas.
Prof. Ana César
Lançado o desafio “À Procura do Vento”, os alunos do 2º ciclo nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica criaram vira-ventos a partir de garrafas de plástico. Cortaram, modelaram, colocaram cores vibrantes e alegres que remeteram à estação das flores. Cada peça é única e demonstra a habilidade e criatividade dos alunos. O trabalho teve um importante aspeto educativo tendo os alunos aprendido a importância de reutilizar, reciclar e o cuidado a ter com o meio ambiente, assim como, a possibilidade de transformar materiais aparentemente sem utilidade em peças de autor.
Prof. Serafim Silva
Os alunos do 9.º K participaram na concretização de um painel "vítreo".
Prof. Ana César
Aros de Prata
A mão de obra dos alunos do 9.ºJ foi fundamental para as "argolas de prata".
Prof. Ana César
Ação Medicamentosa, Ana César
Natureza à Nossa Porta
Alunos de Biologia do prof. Pedro Pimenta
Alunos de Biologia do prof. Pedro Pimenta
Desperdícios
Prof. Ana César
Sem comentários:
Enviar um comentário