segunda-feira, 20 de março de 2023

Exposição...


Cartaz realizado a partir do desenho de Ana Luísa Felizardo



A Semana da Primavera apresenta uma exposição, de trabalhos de alunos e professores da escola básica e secundária de Águas Santas, na Casa do Corim, Os trabalhos estão espalhados pelos jardins da Casa, um palacete do séc. XIX. Ao fundo do jardim, no pavilhão, encontram-se fotografias da natureza e  reinterpretações de obras de arte. A Casa está aberta das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas.
Partindo da entrada principal da Casa, encontramos....



A Deusa Afrodite


A Deusa Afrodite


A Deusa Afrodite

A exposição de primavera na "Casa do Corim" foi organizada pelo grupo de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, em parceria com a LIPOR, empresa responsável pela gestão de resíduos na região. A turma do nono ano C e D apresentou várias fundições em moldes de silicone da cabeça de Afrodite, uma deusa da mitologia grega comumente associada à beleza, ao amor e à primavera. Os estudantes utilizaram diversos materiais, como gesso, cimento e fibra de vidro, além de materiais de moldagem com secagem ao ar. A imagem de Afrodite transmitia a ideia de juventude, vigor e vitalidade, lembrando que a vida é cíclica e sempre se renova, tal como a natureza. A escultura foi pintada com referência à estatuária grega e romana, que também eram frequentemente pintadas sobre o mármore. Agradece-se à Casa do Corim, à direção da escola e à LIPOR pela colaboração e apoio na realização desse projeto.
Prof. Joaquim Silva



Gotas de Água

Sobre uma peça de malha sol já construída, os alunos do 10.ºE, em Desenho A, fizeram uma alegoria à água como bem precioso. Assim, os filtros azuis simbolizam a água e as tampas douradas o ouro. O som que a peça produz é, também ele, precioso para a paz que transmite.
Prof. Cristina Magalhães


Alegoria ao Mar

Sobre uma peça de malha sol já construída, os alunos do 10.ºE, em Desenho A, fizeram uma alegoria ao mar que, hoje em dia, se encontra poluído com lixo. Desta forma, a base da obra é constituída por sacos de lixo com peças plásticas no seu interior. Logo acima, as águas dos mares feitas por pedaços de plásticos... Segue-se a linha do horizonte e o sol, em latas douradas. Por último, a leveza de panos brancos que simbolizam os céus das nossas vidas e a esperança no futuro.
Prof. Cristina Magalhães



Saco de Plástico

As turmas do 9.ºJ e 9.º I realizaram  um saco a partir de restos de  plásticos já usados. Para a sua decoração recorreram a "réplicas" de telas de artistas plásticos de renome.
Prof. Ana César




Transformação de plásticos

Recuperando a decoração da Árvore de Natal da Escola, fizeram-se pedaços de plásticos cortados em tiras. O conjunto, pendente dos ramos de uma árvore, remete para a necessidade de transformação de trabalhos realizados, a bem do ambiente. 
Prof. Cristina Magalhães




A Manta do Ambiente

Este é um trabalho coletivo da turma do 10.ºE. Cada aluno produziu um retalho de manta e criou um slogan sobre a preservação do ambiente. A partir da recuperação de sacos de plástico de diversas cores, os alunos desenharam o fundo e as letras pela técnica de recorte. Depois, com um ferro de engomar, colaram o conjunto. No final, os retalhos foram unidos por linhas e presos numa cana. Agradecemos a participação do professor José Matos na construção desta obra.
Prof. Cristina Magalhães



De Latas se faz Primavera

Este trabalho é realizado pelos alunos do 9.ºG, em Espaço Artes. São pequenos pedaços de latas de refrigerantes organizados sobre rede de galinheiro com agrafos.
Prof. Nuno Marinho



O Bando



O Bando

Em Educação Visual, as turmas do 7.º C e J e no 8.º ano as turmas A, B, C, D, e E desenharam  aves e penduraram-nas em bando. Apontam para a preservação das espécies.
Prof. Maria Monteiro



A Teia

Sobre uma estrutura de arames e ferros roscados, os alunos do 10.º E cortaram tiras de plástico, numa tentativa de, simbolicamente,  agarrar todos os plásticos do mundo.



Tiras ao vento

Um guarda chuva avariado, tiras de pano, tampas de lata e filtros compõem este trabalho. Teve a colaboração do 10.ºE, professores José Matos e Joana Osório. A intenção é chamar a atenção para a necessidade de nos movermos pelos ideais que temos na vida. Neste caso, o futuro do planeta,
Prof. Cristina Magalhães

Tutti-Frutty

Comemos fruta em boies de plástico, usamos, colheres e garfos de plástico para comer, fechamos garrafas com tampas de plástico, plástico, plástico e o planeta? Com a colaboração do 10.ºE, professores José Matos e Joana Osório.
Prof. Cristina Magalhães



Aves

A turma do 9.ºK desenvolveu a ideia de uma ave, a partir de desperdícios. Os alunos do 9.ºJ e K reutilizaram restos de plásticos para reinventarem sacos de asas.
Prof. Ana César




À Procura do Vento

Lançado o desafio “À Procura do Vento”, os alunos do 2º ciclo nas disciplinas de  Educação Visual e Educação Tecnológica criaram vira-ventos a partir de garrafas de plástico. Cortaram, modelaram, colocaram cores vibrantes e alegres que remeteram à estação das flores. Cada peça é única e demonstra a habilidade e criatividade dos alunos. O trabalho teve um importante aspeto educativo tendo os alunos aprendido a importância de reutilizar, reciclar e o cuidado a ter com o meio ambiente, assim como, a possibilidade de transformar materiais aparentemente sem utilidade em peças de autor.
Prof. Serafim Silva




Painel Vítreo

Os alunos do 9.º K participaram na concretização de um painel "vítreo".
Prof. Ana César



Aros de Prata

A mão de obra  dos alunos do 9.ºJ foi fundamental para as "argolas de prata".
  Prof. Ana César




Ação Medicamentosa, Ana César



Natureza à Nossa Porta
Alunos de Biologia do prof. Pedro Pimenta




Desperdícios

Os alunos do 11.º E estão representados através dos quadros que construíram com desperdícios, e que nos permitem revisitar obras de artistas famosos.
Prof. Ana César  

Sem comentários:

Enviar um comentário