domingo, 4 de dezembro de 2022

A Escola no Dia Internacional da Cidade Educadora 2022

Sob o lema " A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades" a Câmara Municipal da Maia lançou o desafio às instituições educadoras do Concelho para decorar um cubo e apresentá-lo, com uma mensagem, no dia 30 de novembro, na Câmara Municipal.

A nossa escola apresentou um cubo idealizado pelos alunos de Artes Visuais do 10.º ano, com uma mensagem pensada pela Catarina Medeiros.






"Bom dia!
Sou uma aluna do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Catarina Medeiros, do 10.ºE.
A Educação é uma palavra com diversos significados, dos quais um deles é o conhecimento.
Partindo deste pressuposto, lembrei-me de uma frase que a professora de História da Cultura e das Artes, Maria do Céu Tostão, falou certa vez: “Sem estudos, não se pode produzir uma opinião.”
Com este pensamento relacionei estudos com educação. Por isso, uma pessoa sem opinião é bem mais fácil de manipular do que uma que tenha opinião formada sobre qualquer assunto. Nesta junção de pensamentos, concluí que uma pessoa que não tem educação é facilmente manipulável pela sociedade. Este cubo da educação é o resultado do trabalho de uma turma, em toda a sua construção. Assim, a mensagem que quisemos transmitir foi: “Se não existir acesso à educação as pessoas transformam-se em marionetas facilmente manipuláveis pelos que a detêm.”
Relativamente ao aspeto visual do cubo, constituído pela mensagem, por folhas soltas de livros cor, símbolos bem como o seu aspeto de leveza, tem a ver com a forma como encaramos a educação: gostamos de estudar, conhecer, pesquisar, … de uma forma alegre e simultaneamente responsável.
Como Nelson Mandela disse, em tempos, “a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo.”  Nós acreditamos que sim.
Obrigada pela vossa atenção e pela oportunidade que a Câmara da Maia nos deu para partilharmos as nossas ideias."

Catarina Medeiros


Sem comentários:

Enviar um comentário