sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

A história da pintura das paredes do WC do pavilhão 2

A história começou no ano letivo 2018/2019 com um pedido da D. Carla, uma das auxiliares de ação educativa do pavilhão 2. Na sua opinião, as paredes da casa de banho estariam muito degradadas e, apesar de em todas as interrupções letivas as lavar, continuariam com um aspeto pouco cuidado, mercê da ação dos alunos sobre elas. Terá a D. Carla reparado que os mesmos têm respeito pelas paredes que são fruto de intervenções artísticas. Nesse sentido, perguntou se os meus alunos, do 10.º ano do curso de Artes, poderiam pintar lá qualquer coisa. 
Assim nasceu a ideia para o projeto que hoje apresento, com registos desde o seu início no terceiro período de 18/19. Foram feitos estudos em papel com um fio condutor: a água que sai de uma banheira antiga e inunda o espaço. Para cada parede foi feita uma abordagem com elementos usados no dia-a-dia de todos. Claro que a tubagem está por todo o lado!...
Em grupos de trabalho, os alunos do 10.º F puseram mãos à obra e desataram a riscar as paredes. Depois passaram à pintura. Demorou a acabar esta intervenção, dado que o espaço era extenso em paredes, mas parco em chão. Foi no final do primeiro período deste ano que o já 11.º E deu por concluída a intervenção. Resta apresentá-la e plasmar os nomes dos alunos envolvidos. Uma palavra de apreço para eles, já que se mostraram competentes e criativos nas suas abordagens. E fizeram um belíssimo trabalho. Parabéns, meus queridos!

Alícia Monteiro
Ana Beatriz Filipe
André Carvalho
Ângelo Coelho
Érica Amorim
Inês Sousa
Luís Ferreira
Mara Martins
Maria Gonçalves
Pedro Rodrigues
Sofia Santos
Tiago Rodrigues




































Sem comentários:

Enviar um comentário