Joana Madureira

Escola Secundária de Águas Santas
Disciplina: Desenho A
Destinatário: Professora, Ana Cristina Magalhães


Memória Descritiva do Projeto da Cantina

Nesta memória descritiva vão ser relatados todos os passos dados para a concretização do projeto da cantina, mais concretamente da minha parte/janela. Foi dado a toda a turma uma “paleta” de cores disponíveis em papel autocolante para os vidros, para começarmos a fazer um planeamento para a suposta janela que teria de ter o tema de natureza. Inicialmente fiz um estudo, porém a pandemia criou uma quebra na execução desse planeamento e tive de criar outro. Todas as cores foram usadas. Tentei fazer um contraste “quente e frio” com as diversas flores/peças. Quis fazer alguns padrões diferentes nas peças e criar algo igualmente diferenciado, então dei vida às minhas principais flores, nas quais no final “batizei” de: “Estrelícia de fogo”, “Túlipa Fria”, “O trio de Margaridas”, “Lírio exótico” e a “Florzinha”. Este foi o meu principal estudo:


As posições das peças tanto como as peças em si foram mudando antes de chegarem ao vidro… A “Estrelícia de fogo”, baseada numa estrelícia, no canto superior esquerdo ficou mais grossa, os detalhes em branco passaram a ser em amarelo e com restos laranja, as “chamas” passaram a ter outro formato e por fim o que une o caule à flor de fogo em si passou a ter uma decoração diferente e a ser igualmente maior. A “Tulipa Fria”, claramente baseada numa tulipa, ao lado da Estrelícia, tinha sido planeada com tons de roxo, mas passou a ser azul e violeta, e a carregar mais decoração. A Margarida no centro tornou-se num trio de margaridas todas diferentes que “voam” pela janela. O “Lírio exótico”, baseado numa reinvenção de lírio, carrega agora azul e castanho com pormenores rosa, teve também mais trabalho nos padrões. A “Florzinha”, inspirada numa reinvenção de uma “Antirrhinum cornutum” (mais conhecida por Snapdragon em inglês, (não sei como se chama em português) tornou-se mais grossa e com menos padrões.

Quando o que descrevi foi colado, notei a falta de verde, então fiz várias folhas, algumas mais trabalhadas que outras e adicionei uma flor improvisada, que não dei nome, mas foi inspirada na flor brinco-de-princesa. A posição de todos os elementos, como mencionei, mudou acabando por ficar assim:

 


Depois a minha janela foi dividida com um colega, que fez os girassóis em baixo. De qualquer maneira a colaboração ficou bastante bem na janela.

Como autocrítica, tenho a dizer que devia ter planeado mais elementos simples e ter pensado melhor em como devia colocar as peças no vidro, pois o que queria da janela mudou diversas vezes. Como um todo achei o trabalho diferente, apesar de não gostar de cortar e de colagens.

 

Escola Secundária de Águas Santas, 2 de Novembro de 2020

Joana Madureira, n.º7 e turma 11ºE


Sem comentários:

Enviar um comentário