Beatriz Pereira

Escola Secundária de Águas Santas, ano letivo 2020/21
Disciplina: Desenho A
Destinatário: Professora Ana Cristina Magalhães


Memória descritiva: elaboração de um painel

Nesta memória descritiva vão ser relatados todos os passos para a concretização de um painel para os vidros da cantina escolar. Este projeto destinou-se a embelezar o espaço académico, trazendo mais alegria e vivacidade a um recinto bastante utilizado por alunos, professores e funcionários. O suporte é uma janela de vidro (1,13 m de largura). O material usado foram folhas de papel autocolante das mais variadas cores. 

Primeiramente, desenvolveram-se esboços para a construção do painel (figura 1). A proposta era fazer composições baseadas em elementos naturais, nomeadamente flores e folhas. Desse modo, elaborou-se um estudo de diversos meios orgânicos. 

Figura 1- esboços para a construção do painel


De seguida, foi selecionado um desses elementos: folhas com manchas. Assim, procedeu-se à execução do desenho/projeto da composição (figura 2), numa escala de 1/5. Para este registo utilizaram-se canetas de feltro. Inicialmente, a ideia era fazer folhas apenas com manchas cor-de-rosa, porém acabaram por ser utilizadas mais cores, nomeadamente azul, amarelo e vermelho escuro.

Figura 2- desenho da composição (folhas)


A próxima etapa foi ampliar cada um dos desenhos para o seu tamanho real, utilizando folhas A4 e A3 de papel cavalinho. Esses desenhos serviram de molde, uma vez que mais tarde foram copiados para o papel autocolante. Teve então de se proceder ao recorte dos moldes (figura 3). 

Figura 3- recorte dos moldes


As cores utilizadas nas folhas (para além das já referidas acima) foram: verde escuro, para a base da folha e cor-de-laranja, para a nervura central e pecíolo. 

Já a meio do processo de criação das folhas no papel autocolante foi sugerido pela professora que também se elaborassem flores (figura 4), de forma a complementar a produção artística, trazendo mais animação ao projeto. As flores tiveram como fonte de inspiração a obra Flowers (1970), do artista Andy Warhol e foram utilizadas as mesmas cores das manchas das folhas, criando uma ligação entre os elementos. 

Figura 4- flores


Após a finalização dos recortes, ocorreu a primeira colagem dos autocolantes no vidro (figura 5). A ideia era criar um efeito de folhas e flores a caírem (da direita para a esquerda) enquanto são levadas pelo vento. A seguir, voltou-se para os moldes e para o papel autocolante, uma vez que era necessário acrescentar mais elementos à composição. 

Figura 5- primeira parte da colagem


Por último, todas as folhas e flores foram coladas no vidro (figura 6), criando um conjunto coeso e harmonioso que, devido às suas cores vibrantes, transmite alegria a quem o observa. 

Figura 6- trabalho final


Foi ainda possível a cooperação com os outros alunos da turma, pois cada um tinha a sua janela para decorar à sua maneira. 

Pessoalmente, gostei tanto de elaborar o projeto como do seu resultado. Foi algo relativamente simples, mas que dá outro ânimo ao espaço da cantina. Em conclusão, fiquei satisfeita com o meu trabalho.


Escola Secundária de Águas Santas, 2 de novembro de 2020

Beatriz Maria Pereira, nº2, 11ºE


Sem comentários:

Enviar um comentário