Memória Descritiva da Construção do Painel
No âmbito da disciplina de Desenho A, no curso de artes Visuais, a turma do 11.º E realizou um trabalho com o objetivo de preencher as janelas da nossa cantina, tornando-se assim um espaço mais agradável de se frequentar.
A ideia consistiu em todos os alunos fazerem as suas próprias pesquisas sobre flores e folhas, começando por passar as ideias para o papel e (figura 1), após a professora nos dar uma amostra de cada cor que havia em papel autocolante (figura 2), pintamos as nossas ideias de flores e folhas com marcadores.
O meu trabalho consistia numa flor grande com três pétalas violetas e três cones, que também faziam parte da flor, cor de laranja. Como todos os outros, comecei por fazer o esquema da minha flor numa folha A3 e, após achar o desenho do meu gosto, pintei com as cores que achei que ficariam melhor (figura 3), violeta e laranja. As pétalas violetas com umas nervuras amarelas, pois achei que seria uma cor que combinaria com o violeta, já os cones laranja acrescentei-lhes uma riscas castanhas, pois consoante a flor que eu queria fazer, as riscas faziam parte. Na minha opinião essa foi uma das partes mais difíceis, pois as risquinhas eram muito pequenas e finas e custava muito cortar, tirar o papel e colar no sítio certo.
Depois de eu ter terminado a flor principal eu passei para as flores que eu usaria para preencher o resto do espaço da janela, para isso eu fiz três folhas de nenúfares que consistiam em um circulo grande com uma pequena abertura e umas pequena riscas amarelas ( figura 6 ).
Logo após terminar os nenúfares fiz algumas joaninhas, porque achei que combinariam com o trabalho, então separei as cores vermelho e preto e fiz moldes separados. Foi uma parte bastante fácil e achei que ficou muito bonito no trabalho (figura 7). Assim que terminei as joaninhas, comecei a fazer algumas flores.
A partir daí o meu trabalho estava quase terminado, então fui com a professora colar as partes principais do meu trabalho (a flor , os nenúfares e as joaninhas). Mas assim que terminei de colar a minha janela ainda estava muito vazia. Então tive a ideia de fazer algumas trepadeiras a cair de cima para baixo e, para dar um bocado mais de vida, cortei algumas folhas separadas e fi-las cair em cima da flor principal. A seguir terminei de colar o resto das minhas flores.
A minha parte do trabalho já tinha terminado mas ainda havia muita coisa a fazer, por isso eu e o resto da turma, junto com a professora, criamos um elemento de ligação entre todas as janelas: um vendaval de folhas a passar por todas as janelas, de várias cores, verde escuro, verde claro, laranja, amarelo e vermelho.
Gostei bastante do produto final do trabalho, embora não tenha gostado da ideia de início, pois começou por ser muito chato ter que cortar e desenhar e não ver o trabalho a desenvolver. Mas depois que se foi colar nas janelas tornou-se bastante divertido.
Érica Lopes, Nº 6 , 11ºE
Sem comentários:
Enviar um comentário