Nadir Afonso

Nadir Afonso nasceu em Chaves no ano de 1920 e faleceu em Cascais a 11 de Dezembro de 2013. Foi estudante de arquitetura na Escola de Belas Artes do Porto. Quando acabou os estudos, no ano de 1946, partiu para Paris para estudar pintura na École des Beaux-arts, onde obteve uma bolsa de estudo do governo francês. 

No ano de 1946 colaborou com Le Corbusier e trabalhou no ateliê de Fernand Léger. No final de 1951 deslocou-se para o Brasil e nos finais de 1954 regressou a Paris onde expôs os seus trabalhos em várias galerias.

Publicou a arte de reflexão estética “Espacilimité”. Em 1967 recebeu o prémio nacional de pintura e mais tarde o prémio Amadeo de Souza- Cardoso.
            
Nadir desenvolveu uma extensa obra plástica da qual resultaram múltiplas exposições. Foi um membro da Academia de Belas Artes e membro honorário na Ordem dos Arquitetos.

Em 2013 foi inaugurado o Centro de Artes Nadir Afonso em Boticas. 
            
Em 2014 foi inaugurada a fundação Nadir Afonso em Chaves, um projeto do arquiteto Siza Vieira.

Na parede que recebe os visitantes pode ler-se este excerto da obra Les Mécanismes de la Création Artistique, de Nadir Afonso:

            
A arte plástica não existe senão a partir do momento em que o artista, a sua preocupação de nos proporcionar, e de experimentar ele próprio uma satisfação duradora, inalterável ganha de uma mestria sobre a sua obra através de qualidades eternas e universais (…) Disciplinando o seu trabalho, o artista compõe geometricamente a sua obra em que a participação consciente, teórica, a parte que deriva da construção racional dos traçados regulares é no entanto insignificante o lado dessa rede de relações intuitivas que subtendem a composição.  

Inês Lago e Miriam Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário