quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Uma história a propósito de um Cruzeiro Seixas...

 

Cruzeiro Seixas
No dia a seguir ao nosso casamento
1967

Uma Viagem… por Mara Silva, 12.ºF                                                                                                                

    Duas amigas viajam juntas e precisam parar na beira da estrada, com o seu animal de estimação. Estas duas amigas exploram o mundo de mochila às costas e coleira na mão, mas às vezes um descanso é necessário. Tiveram de parar numa zona deserta e o calor era insuportável! Era quase impossível ficar parado naquele clima seco e cruel. Mesmo naquela noite escura e sombria, as poucas estrelas que brilhavam, brilhavam quase tanto como os olhos das meninas ao pensarem nas próximas aventuras que teriam. E então partiram novamente à descoberta... e imaginaram os novos sítios e culturas que iriam conhecer.



Uma Sereia… por Alícia Monteiro, 12.ºF

    Uma sereia estava perdida, à procura do corpo de alguém importante. Nas profundezas do mar estavam enormes peixes a rodear o corpo que já não se encontrava à vista. Aparece então algo à beira, parece ser um animal marinho ou alguma planta marinha, azul, muito azul. Quando se aproxima consegue reparar que era o seu amado, que afinal tinha sido transformado num animal marinho, azul, e bizarro. Perdida, sem saber o que fazer, vai em busca de respostas no mar com a ajuda dos peixes.



Neste quadro... por Tiago Rodrigues, 12.ºF

    Estão visíveis cinco figuras diferentes: dois peixes que estão a voar; algo que aparenta ser uma mulher com penas no tronco e sem braços, com uma cara simplificada que aparenta uma forma de lua pousada na cabeça; uma espécie de mistura vermelha de uma cobra com uma mulher sentada; um touro torcido e com curvas exageradas, com pés humanos e sem cabeça ou pernas da frente. Estranho!...



Simbologia... por Ângelo Coelho, 12.ºF

    Esta obra representa a paz depois do conflito, sendo que a figura da direita, figura em movimento que aparenta estar a vir em direção às outras quatro figuras, está a fazer sinais de meditação que sugerem paz e harmonia. Para além disso, esta figura possui uma Lua na cabeça, sendo que esta é um símbolo de fertilidade e de renovação.

Sem comentários:

Enviar um comentário