Sofia Miranda

 Memória descritiva

Sofia Moreira Miranda 

Trabalho de um conjunto floral 

02/11/2020


Foi pedido, no âmbito da disciplina de Desenho, para realizar um projeto onde o objetivo era construir um conjunto de diferentes flores e folhas com variadas cores, feitios e tamanhos em papel autocolante para colar nos vidros da cantina, para que a escola fique mais alegre e para memória futura do nosso percurso escolar.

Para começar fiz um estudo para definir que formato, cor e onde ficariam as minhas flores e folhas. Tirei ideias de várias imagens de desenhos e pinturas de diferenciadas flores. Das flores e folhas que eu mais gostava retirei a ideia de alguns dos pormenores e adicionei às minhas. Ampliei quatro vezes o tamanho da pétala de cada flor, e com isso fiz os moldes para posteriormente os recortar no papel autocolante. 

Acabei por fazer três flores roxas grandes com a cor azul no centro, duas flores rosas com o centro amarelo, que são de tamanho mais pequeno do que as roxas, e três flores amarelas com o centro azul, as mais pequenas de todas. Assim, utilizei maioritariamente as cores rosa e roxo para fazer as principais e maiores flores, amarelo para fazer as mais pequenas, que iriam completar os espaços em branco entres as flores grandes, com algum azul para fazer o centro e usei, também, o verde claro e escuro para recortar as folhas. Repeti as flores para dar a ideia de um conjunto e não de flores aleatórias.

Com tudo recortado, passei para a parte da cantina onde colei no vidro o meu conjunto de flores e folhas. Depois de colar as flores, observei o conjunto e concluí que eram necessárias mais folhas. Voltei à sala para fazer mais folhas de forma a terminar o meu trabalho. 

Como faltei 2 semanas às aulas, estava mais apressada para tentar finalizar o trabalho ao mesmo tempo que os outros colegas, mas comecei a ficar menos confiante do meu trabalho, devido a alguns pormenores que não ficavam bem ou a algumas cores que eu pensei que não iriam ficar bem juntas. Para além de recear que as flores fossem demasiado pequenas e ficasse muito espaço livre no vidro. Tive, também, dificuldade em posicionar as flores e as folhas. Tinha medo de que se não ficassem bem teria de as remover e iria gastar cola, com o risco que não colassem de novo, mas a professora ajudou-me nessa tarefa.

Posso afirmar que no final o meu trabalho foi de encontro ao que eu queria e ao que tinha desenhado no estudo, apesar de ter feito algumas mudanças nas cores.

Fiquei bastante satisfeita com o resultado e realmente gostei deste tipo de trabalho de colagem e recorte.


Sem comentários:

Enviar um comentário