Sara Costa

Escola Secundária de Águas Santas
Disciplina: Desenho A
Destinatário: Professora Ana Cristina Magalhães


Memória Descritiva do trabalho de construção de um painel floral


Nesta memória descritiva vão ser relatados todos os passos dados para a concretização do projeto da construção de um painel floral colocado posteriormente nos vidros da cantina.

Depois de algumas pesquisas sobre tipos de flores e folhas, procedi a um estudo no diário gráfico de algumas flores. De seguida iniciei o esboço do painel, numa folha A3, onde tentei desenhar os mais variantes elementos, usando um tipo de trepadeira para os unir e criar uma certa harmonia entre eles. A minha composição é essencialmente formada por flores.

As cores do protejo tiveram uma limitação, no entanto foram mais do que suficientes para realizar um trabalho colorido e bem chamativo. Tentei sempre ao máximo combinar a maior variedade de cores possíveis para criar algo original. 

Completando o esboço prossegui para a realização dos moldes dos meus elementos, tendo de aumentar o seu tamanho cinco vezes. De seguida comecei a passar os moldes para o papel autocolante, depois recortei e montei as peças. Comparativamente com o esboço, algumas peças finais ficaram diferentes, uma vez que fui modificando à medida que as construí. Além disso, fiz mais do que uma peça de cada flor/folha.

Por fim, completei o meu trabalho colando as minhas peças nos vidros da cantina. O meu trabalho ficou distribuído por dois vidros em conjunto com os trabalhos de outras duas colegas. Além disso, essas duas mesmas colegas e a professora ajudaram-me a completar o meu painel.

De forma geral, os painéis ficaram espetaculares e deram vida a esta zona da escola que é a cantina. A nível individual, acredito que se o meu projeto tivesse ficado sozinho num vidro, não teria a mesma dinâmica, nem o mesmo impacto que tem com a mistura dos outros trabalhos.


Esboço no diário gráfico – Estudo de flores  e folhas   


 

Esboço do projeto final com cores


Exemplos dos moldes



Todos os elementos do painel concluídos



Elementos do painel – Folhas




Elementos do painel – Exemplos de flores




Elementos do painel – Exemplos de flores




Resultado final

      

Escola Secundária de Águas Santas, 1 de novembro de 2020

Sara Costa, Nº11, 11E


Sem comentários:

Enviar um comentário