Daniela Dias

Daniela Dias, 11.ºE
Desenho A
Escola Secundária de Águas Santas


Memória descritiva do trabalho de construção de um painel floral

No fim do segundo período do ano letivo anterior foi-nos proposto pela professora Ana Cristina a elaboração de um trabalho de colagem, para decorar as janelas da cantina da nossa escola. Este projeto tinha como objetivo alegrar a nossa cantina e deixarmos a nossa marca artística. A professora começou por dizer as medidas das janelas nas quais íamos trabalhar e a partir daí, numa folha de formato A3, utilizamos a escala de 1/5 e criamos os nossos primeiros desenhos. Foi disponibilizada uma paleta de cores que poderíamos utilizar. No meu diário gráfico fiz alguns estudos de flores e plantas, mas não gostei do resultado, então passei diretamente para a folha A3 onde comecei por desenhar um grande girassol que viria a ser o elemento de destaque do meu trabalho. Posteriormente desenhei mais três flores a acompanhar. Devido á situação pandémica que estamos a passar, tivemos que vir para casa e esse trabalho acabou por não ser terminado.



No início deste ano letivo 2020/2021 tivemos a oportunidade de regressar à escola e foi aí que continuamos o nosso trabalho. Tínhamos o estudo, ou parte dele, já concluído e passamos para o papel autocolante. O primeiro elemento que desenvolvi foi o girassol, porque era o único que teria a certeza que iria fazer parte da minha composição. Primeiramente comecei por ampliar as medidas 5 vezes numa folha de papel cavalinho, que viria a dar lugar ao molde. Com o molde do girassol completo passei a decalcar na parte de trás do papel autocolante e de seguida recortar e sobrepor papéis de outras cores e formatos. Depois de algumas aulas em volta do girassol, passei a fazer o molde da flor azul e lilás, decalcar, recortar e sobrepor todas as cores. Com o entusiasmo do trabalho comecei a fugir um pouco do estudo que tinha feito e passei a fazer várias folhas de várias cores e formatos, o que acabou por dar bastante dinâmica ao trabalho.





Depois de estar tudo pronto em papel autocolante passamos à colagem na janela da cantina, que foi bastante interessante. Com a ajuda da professora fomos definindo os sítios de cada elemento O processo de colagem da minha janela demorou cerca de uma hora e meia.
O resultado final ficou melhor do que eu esperava, pois não tinha grandes espectativas para este trabalho, pois nunca tinha trabalhado com papel autocolante. O elemento que mais gosto é o girassol que é o destaque do trabalho: achei muito interessante o jogo das cores através das folhas que deram maior dinâmica ao trabalho.




Por fim, com o meu trabalho terminado, para fazermos ligação entre todos os trabalhos, a professora teve a ideia de passar uma onda de folhas por todos, tendo participado a ajudar a colar as folhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário