terça-feira, 29 de novembro de 2016

Assim vão os dias das Artes

Exercícios sobre a organização da profundidade  com técnicas de expressão plástica diversificadas. 
















O 8ºA e a pintura de Amadeo

O mote é uma pintura de Amadeo de Souza Cardoso, a partir da qual os alunos estão a produzir interpretações e a realizar uma transformação cromática.

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)
Saut du Lapin (Salto do coelho), 1911
Óleo sobre tela, 50,2 x 61,6 cm
























Visita de estudo: Amadeo e Nadir, dois pintores para conhecer

No dia 10 de Novembro realizou-se a visita de estudo a Amarante (reportagem de Joaquim Santos, Márcia Teixeira e Miriam Martins), ao Museu Amadeo SouzaCardoso (compilação de Joaquim Pinto)e a Chaves, ao Museu Nadir Afonso (texto de Inês Lago e Miriam Martins). Estava um dia nublado e ameno e tudo podia correr mal pois havia imensas previsões de aguaceiros. Mas, muito pelo contrário, foi um dia espetacular.

Os alunos de Artes Visuais, juntamente com os alunos de Humanidades, encontravam-se bem dispostos. A viagem da escola a Amarante foi calma e decorreu num ambiente sossegado. Ainda era de manhã alguns estavam sonolentos, embora outros, para passar o tempo, cantavam e riam de piadas ditas pela turma.

O ambiente no Museu de Amadeo de Souza Cardoso (texto de Catarina Martins e Luana Resende) foi de total concentração. As respostas às perguntas da guia da visita demonstravam curiosidade por parte dos alunos.

De novo nas camionetas partimos para conhecer o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (reportagem de Marisa Santos). Durante o trajeto até Chaves o ambiente entre os alunos manteve-se animado. Chegados aos jardins do Museu cada turma reuniu-se para almoçar (reportagem de Nuno Santos) num ambiente risonho.

No Museu Nadir Afonso (reportagem de Joaquim Santos) o ambiente foi de igual curiosidade por parte dos alunos e professores.  Este espaço e exposição do museu (reportagem de Daniela Silva)suscitou reportagens fotográficas, pinturas e esboços de alguns alunos.

De partida do Museu Nadir Afonso (reportagem de Márcia Teixeira) podemos dizer que esta visita de estudo ajudou a criar laços entre as várias turmas e que expandiu horizontes a ambas. Foi uma visita muito bem sucedida e quanto a isso teremos que agradecer aos professores envolvidos da realização da mesma.

Mafalda Nogueira e Nuno Santos, relato da visita


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ilustração Científica por alunos do 7º ano

Desenhos de alunos do 7º ano de escolaridade no âmbito da ilustração científica. Foram realizados na disciplina de Educação Visual sob a orientação da professora Ana César.


Afonso Loureiro, 7º I, rato do campo


Diogo Pinho, 7ºI, pássaro

Martim Capas, 7ºI, Borboleta

Beatriz Pereira, 7ºI, pássaro

Rodrigo Bonina, 7ºB, pássaro preto e branco 

Francisco Teixeira, 7ºH, pássaro 

Rita Bonifácio 7ºL, pormenor de cabeça de ave a lápis de cor 

João Neves, 7ºC borboleta

Vasco Coelho, 7ºI, borboleta 

Sara Dantas, 7º B, pássaro a grafite 

Beatriz Queirós, 7ºH, pormenor cabeça de pássaro a grafite 

Beatriz Queirós, 7ºH, pássaro a grafite  

Rodrigo Bonina, 7 ºI, pormenor de cabeça de pássaro a grafite 

Sara Dantas, 7º B, pormenor cabeça de pássaro 

Marta Nogueira, 7ºI, pássaro a lápis de cor 

Rita Bonifácio, 7º L pássaro a lápis de cor