segunda-feira, 4 de junho de 2018

Trabalho livre de Nuno Santos, 12.ºE

Nuno Santos, Order Of The Lotus Sasha
aguarela e lápis de cor s/papel. 60x42cm


Memória Descritiva

Como projeto livre do 3.º período escolar, decidi fazer uma ilustração de uma figura feminina... O nome do trabalho? ''Order Of The Lotus Sasha''. 
No meu trabalho é possível ver uma figura feminina central, ''Sasha''. A criação da Sasha veio-me à cabeça num ápice, ela é tudo aquilo que eu não sou, uma ''pessoa'' calma, que transmite serenidade e paz no seu olhar e em toda a sua vida.
No desenho é possível ver também um gato. O gato aqui representado é uma forma de eu imortalizar a minha primeira gata que, infelizmente, já não se encontra no meio de nós... Não o desenhei igual a ela, mas sei que sempre que olhar para este trabalho conseguirei lembrar-me da minha primeira amiga... Esta figura encontra-se no meio de uma flor de lótus, não a escolhi (a flor) apenas por ser a minha flor favorita, mas também, porque as flores de lótus têm o significado de elegância, beleza, perfeição, pureza e graça... tudo isto ligado ao sexo feminino, daí uma das razões porque a escolha da figura principal do desenho ter sido uma figura feminina. 
O gato encontra-se também a segurar uma flecha na boca... Sempre me disseram que uma flecha só pode ser lançada se for puxada para trás. Quando a vida te está a arrastar para trás, em direção a dificuldades, significa que irás ser lançado para algo maravilhoso. Portanto tem foco, e continua a mirar!”, e é algo que eu sempre levei para a vida, pois por mais que tenha apenas 17 anos, vivi muito, cresci muito, e passei por muito na minha vida, que sei que a maior parte das pessoas acham que é tudo ''treta'', ou ''birras'', pois não têm a delicadeza nem a sabedoria para falar sobre o assunto. E para além de este significado, a flecha também significa companheirismo e companhia e lealdade eterna, que era o que a minha gata me era, uma companheira leal, daí ser o gato a segura-la na boca.
''Sasha'' é uma metamorfose humana do gato(a), daí ela ter ''3 marcas'' em cada das suas bochechas'', isto porque no início dos ''sketches'' e dos rabiscos eu pensei em fazer algo super distinto, mas depois de muita deliberação achei que iria ser muito mais interessante fazer uma metamorfose humana do(a) gato(a) representado(a) em baixo.
Como sempre, deixo a minha ''marca d'água'', a lua. 
Existe claramente uma ligação, uma harmonia, entre estas duas figuras, o que significa a amizade e o amor que eu e a minha gata tínhamos um pelo outro. 
Como suporte, usei uma folha de aguarela de 300 gramas, do tamanho A2, como técnica usei as minhas tão adoradas aguarelas e um pouco de lápis de cor. 
Depois de ter saído da minha zona de conforto no meu último trabalho e ter tido uma correspondência abaixo do que imaginava, decidi voltar para a ''minha técnica'' e espero ter mais sucesso do que o meu trabalho anterior. 
Mais uma vez, estou a colocar a minha alma e o meu coração neste trabalho, pois significa muito para mim, e sei que irá significar muito para ela...   

  Nuno Santos / DuArt

Sem comentários:

Enviar um comentário