quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Trabalho livre de Luana Resende

Luana Resende, Inconstância, tinta acrílica s/ tela, 59,5x21cm


Para o projeto livre deste 1º período, no âmbito da disciplina de Desenho A, ilustrei numa tela um polvo agarrado a duas tiras que compõem o fundo do trabalho.
Inicialmente não sabia que projeto realizar, e permaneci com falta de ideias durante algum tempo, até ver, por acaso, um vídeo de um polvo a mexer-se. O andar deste animal foi-me hipnotizante, tal como a cor, que achei espetacular. Foi então que decidi usar este mesmo animal como inspiração para o projeto. Desenhei também duas tiras ao longo da tela com um padrão em forma de seta para inserir algum movimento e também para alegrar mais o trabalho, sendo que o fundo esta todo em tons azuis e verdes e o polvo vermelho pois, sendo a figura central e a qual quero dar mais importância, destaca-se, devido ao contraste das cores quentes/frias. Entre as referidas tiras pintei também ligeiros apontamentos das cores que as compõem num fundo branco.
Este trabalho foi-me muito demorado, pois tentei chegar a outro nível e deixar todos os pormenores perfeitos, desde as sombras e brilhos às ventosas, que me pareceram infinitas. Assim, dediquei-me durante várias tardes inteiras, trabalhando camada por camada até achar que estava como eu queria. Posso dizer que este esforço foi recompensado quando olhei para o trabalho final, que ficou muito do meu agrado e pelo qual me orgulho.
O título Inconstância surgiu-me num momento de procura da simbologia do polvo. Era uma das palavras que o descrevia e que me chamou muito a atenção e deve-se ao facto de o polvo mudar constantemente de cor, para se camuflar, sendo que se torna imprevisível.
Como suporte para a realização deste trabalho utilizei uma tela de 59,5cmx21cm e como técnica escolhi a tinta acrílica.


Fases do trabalho




Sem comentários:

Enviar um comentário