terça-feira, 29 de novembro de 2016

Visita de estudo: Amadeo e Nadir, dois pintores para conhecer

No dia 10 de Novembro realizou-se a visita de estudo a Amarante (reportagem de Joaquim Santos, Márcia Teixeira e Miriam Martins), ao Museu Amadeo SouzaCardoso (compilação de Joaquim Pinto)e a Chaves, ao Museu Nadir Afonso (texto de Inês Lago e Miriam Martins). Estava um dia nublado e ameno e tudo podia correr mal pois havia imensas previsões de aguaceiros. Mas, muito pelo contrário, foi um dia espetacular.

Os alunos de Artes Visuais, juntamente com os alunos de Humanidades, encontravam-se bem dispostos. A viagem da escola a Amarante foi calma e decorreu num ambiente sossegado. Ainda era de manhã alguns estavam sonolentos, embora outros, para passar o tempo, cantavam e riam de piadas ditas pela turma.

O ambiente no Museu de Amadeo de Souza Cardoso (texto de Catarina Martins e Luana Resende) foi de total concentração. As respostas às perguntas da guia da visita demonstravam curiosidade por parte dos alunos.

De novo nas camionetas partimos para conhecer o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (reportagem de Marisa Santos). Durante o trajeto até Chaves o ambiente entre os alunos manteve-se animado. Chegados aos jardins do Museu cada turma reuniu-se para almoçar (reportagem de Nuno Santos) num ambiente risonho.

No Museu Nadir Afonso (reportagem de Joaquim Santos) o ambiente foi de igual curiosidade por parte dos alunos e professores.  Este espaço e exposição do museu (reportagem de Daniela Silva)suscitou reportagens fotográficas, pinturas e esboços de alguns alunos.

De partida do Museu Nadir Afonso (reportagem de Márcia Teixeira) podemos dizer que esta visita de estudo ajudou a criar laços entre as várias turmas e que expandiu horizontes a ambas. Foi uma visita muito bem sucedida e quanto a isso teremos que agradecer aos professores envolvidos da realização da mesma.

Mafalda Nogueira e Nuno Santos, relato da visita


Sem comentários:

Enviar um comentário